Subiu para 17 o número de casos de dengue em Bento Gonçalves, segundo informações do Painel da Dengue, divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). Outros 24 casos seguem em investigação. Até o momento, a cidade não contabilizou nenhuma morte pela doença neste ano.

Segundo os dados que compõem o painel de monitoramento da dengue no Rio Grande do Sul, pelo menos 107 notificações foram registradas na cidade desde o início do ano. Boa parte delas, 66, já foram descartadas.

Pelo menos 19 bairros da cidade já tiveram confirmação da presença da larva do mosquito transmissor da doença. Os bairros Caminhos da Eulália, Centro, Imigrante, Santa Helena, Glória, Municipal, Conceição, Fátima, São Roque, Ouro Verde, Universitário, Progresso, Borgo, COHAB, Vila Nova II, Barracão, Cruzeiro, Eucaliptos e São Francisco, foram os locais onde há presença de larvas do inseto.

Para minimizar a situação, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti estão sendo realizadas por equipes da prefeitura, por meio de visitas em espaços públicos, residências, empresas, dentre outros locais com possíveis criadouros.

Dicas de prevenção

  • O fechamento de caixas de água e tambores de coleta de água da chuva deve ser completo, tampas que não se encaixam muito bem ou madeiras usadas para fechamento destes depósitos não são eficazes. Nestes casos é necessário usar plásticos ou telas antimosquitos para evitar a entrada de insetos.
  • O uso de repelentes de corpo e de tomada nos locais com infestação é importante principalmente no início da manhã (entre 7h e 10h) e final da tarde (entre 16h e 18h) que são os horários de atividade dos mosquitos transmissores da dengue.
  • O mosquito da dengue não tem hábitos noturnos.
  • Ficar atento aos sinais das doenças também é importante para o encaminhamento rápido a uma unidade de saúde.