Eu acho chique quem vai pra academia às 5h. Tanto que, como meta para este ano, me propus a ir. De tão chique, chega a dar medo. Sim, porque uma pessoa que é capaz de acordar às 4h45min da manhã, que trabalha todo o dia, mas vai, neste horário, para cuidar da saúde, deve ser capaz de qualquer coisa. Mas que excesso de disciplina, heim. Isso sim eu invejo! Acordar cedo sem se boicotar, ir malhar (pra isso tem que estar bem acordado, senão pode arrancar o dedo do pé com um peso), tomar banho, ir trabalhar, dormir cedo, isso é privilégio e honraria de poucos. Os disciplinados. Porque a desculpa de falta de tempo que não é. Imagina você que acorda às 7h sempre atrasado e o outro, o fitness, já está no dia há, pelo menos, duas horas.

Por muito tempo, tipo 30 anos, eu fui desse grupo. O de dormir de manhã, o de chegar meio em cima do laço. Mas aí você é mãe e descobre que tem tempo, o que te falta é priorizar o essencial. E, então, você larga o sedentarismo e passa a fazer o que você criticava – por inveja. Inveja porque você não conseguia fazer igual. Inveja porque falta a disciplina e sobram desculpas.

E aí o outro consegue porque é rico, porque não trabalha, porque não tem filhos, porque quer aparecer, porque é neurótico e assim a vida vai passando e a culpa segue sendo do outro sempre e não sua que é preguiçoso.

Eu não estou defendendo aqui que tem que ser assim ou que é bonito se privar de sono, estou retomando o dito popular que defende que “quem quer, dá um jeito; quem não quer, arranja uma desculpa”. E sabemos que é assim em nosso país.

Aliás, dizem alguns estudos que as promessas de ano novo se perdem nesta semana, já que passados 20 dias, voltamos ao nosso normal, boicotando, outra vez, a disciplina por comodidade. Então, também não adianta pular ondas, fazer promessas e esquecê-las durante o ano. Caso não der para cumpri-las, flexibilize-as. Ao invés de 200 dias de exercícios, faça 100. Em vez de 15 livros lidos, comece a ler. Se não consegue perder 20 kg, perca 5 e, de degrau em degrau, vamos subindo ao topo. O segredo não é ir pra academia às 5h, mas é não desistir com o tempo, é tentar e perceber que todos conseguem.

O dr. Dráuzio Varela, em seu livro Correr, diz que ninguém acorda feliz para praticar esse esporte, precisamos condicionar esse ato para que vire um hábito. Não pense, aja! A maioria das pessoas sequer tenta.

Em todas as minhas tentativas de corrida, frustrei-me. Na época, me culpava. Hoje sei que a corrida, pra mim, nunca foi uma escolha, eu simplesmente não queria correr. Eu queria facilidade, mas não queria dor, constância, suor, esforço. O autoconhecimento também é importante. Eu gosto de esportes de competição coletivos, times, jogos – futebol, vôlei, padel. Ainda assim, por nunca gostar de malhar – muito menos nas primeiras horas da manhã – nunca disse nada a ninguém, pouco divulguei, não bati foto, não comprei roupas próprias, pois sei que há uma grande chance de eu desistir. Por estar cansada, por ser mãe, trabalhar bastante, por ter desculpas e não ser disciplinada o bastante.

Por isso, vou falando baixinho, calçando o tênis, ainda em silêncio, e simplesmente vou, pra provar ao meu eu que também consigo, que minhas metas de ano novo vão durar, que os meus amigos vão se espelhar em mim, que minha mãe vai se orgulhar.

Hoje cedo vou fazer isso, depois não sei, mas tenho certeza de que o que mais dói é pular da cama, o resto vai fluindo. Só por hoje, não vou desistir. Só por hoje, vou ser da turma dos disciplinados, vou dizer “não” à lata de Coca, vou ir e postar “Tá pago”, como aqueles que eu sempre critiquei, por não conseguir fazer igual.