Bento Gonçalves Snakes e São Leopoldo Mustangs jogaram pela quarta rodada da Liga Nacional de Futebol Americano. O favoritismo dos bento-gonçalvenses foi confirmado com a larga vitória de 57×0. O resultado no Estádio da Montanha, aliado à derrota do Criciúma Miners diante do Gaspar Black Hawks, torna a próxima partida uma decisão para definir quem avança à próxima fase no torneio nacional.

Diante de um bom público, o Snakes iniciou a partida impondo forte ritmo com o time de ataque. Logo no primeiro drive (campanha) ofensivo, Eduardo Salini recebeu passe do quarterback (QB) Maurício Vaz dentro da endzone, anotando o que seriam os primeiros pontos do jogo. A arbitragem, entretanto, assinalou uma falta na jogada. A ação dos árbitros apenas postergou a pontuação, já que na mesma jogada, o tight-end Lucas Miotto anotou o touchdown (TD) após passe do QB. Na sequencia, novo TD de Miotto, abrindo a vantagem para 14×0 – já que o kicker Possebon converteu os dois extrapoints.

Sem muitas chances para pontuar, o Mustangs devolveu mais uma vez a bola para o time de especialistas do Snakes. Diegão fez ótimo retorno, atravessou boa parte do campo e deixou o ataque em excelente posição para nova pontuação. Na virada para o segundo quarto, o running back Dan entrou na end-zone, confirmando mais um touchdown – com conversão de extrapoint. Ainda antes do final do segundo quarto, deu tempo para o Renan Nunes que compunha o time de especialistas retornar o péssimo punt e fazer mais um TD, convertido na sequência. Com isso, o primeiro tempo acabou com 28×0.

O RB Jaíson anotou mais um touchdown na Liga Nacional (Foto: Lucas Delgado)

Na volta para o segundo tempo, o ritmo forte do Snakes foi mantido, sobretudo no terceiro quarto. Maurício Vaz, mais uma vez preciso, encontrou Diegão que fez mais um touchdown. O experiente running back Jaílson anotou outro logo depois. A comissão técnica do time optou por arriscar a conversão de dois pontos. A tentativa foi sucedida com a recepção de Beletti: 43×0.

Antes do final da partida, o Bento Gonçalves Snakes voltou a marcar com Guilherme, após novo passe de Vaz e com Gustavo Granville com uma Pick-6 – quando o atleta intercepta um passe e anota o touchdown. Os dois extra-points confirmados pelo kicker reserva Ian.

Maurício Vaz mais uma vez comandou o ataque do Snakes (Foto: Lucas Delgado)

A vitória foi comemorada pelos jogadores ao fim do jogo. O quarterback Maurício Vaz afirmou que o jogo foi importante para dar rodagem ao plantel. “Os titulares conseguiram garantir uma folga. Sem isso os reservas não poderiam ter entrado. Então talvez isso tenha sido o mais importante”, explica. Outro atleta contente com o desempenho do time foi Renan Nunes – que se despede momentaneamente do Snakes. “A gente conseguiu jogar o futebol americano. Não demos chance para o erro, até porque estamos treinando muito para os playoffs”, pondera.

O próximo desafio do bento Gonçalves Snakes é diante do Criciúma Miners. Vaz acredita que “eles são a equipe a serem batida. Vai ser um jogo muito parelho. O time que tiver em campo mais inteiro, estudar mais, vai sair vencedora aqui na nossa casa”, explica. A partida vai ser decisiva, já que o vencedor conquista  a segunda vaga para o wildcard da Liga Nacional de Futebol Americano. A partida acontece no sábado, 17 de setembro, no Estádio da Montanha.