Uma comitiva formada por sindicalistas ligados ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sitracom BG) parte para a localidade de Sanga da Bica, no município de São Gabriel/RS para participar da 39ª Romaria da Terra. O evento realizado anualmente reúne milhares de trabalhadores e pessoas ligados a movimentos sociais. O tema desta edição sugere um convite a todos: cuidar da terra, casa comum. A promoção é da Pastoral da Terra do Rio Grande do Sul. O evento acontece no próximo dia 09 de fevereiro.

O Sitracom BG tem entre suas bandeiras a luta constante por cidadania para os trabalhadores e a participação na Romaria da Terra faz parte de uma série de mobilizações para promovê-la. “Este evento reúne milhares de pessoas que tem em comum o senso de luta contra as desigualdades. Nosso sindicato está engajado nesta luta e por isso estará entre os romeiros”, observou o presidente do sindicato, Itajiba Soares Lopes.

O objetivo é vivenciar as experiências bem sucedidas e também as dificuldades que a Igreja e a sociedade vivem na atualidade para promover mudanças profundas no estilo de vida moderno. “A Romaria da Terra nos propõe que pensemos em mudanças cuidando da nossa casa comum que é o planeta Terra, por isso o tema sugere que se promovam mudanças profundas no estilo de vida, nos modelos de produção e de consumo e nas estruturas consolidadas de poder.

Nesta edição a Romaria da Terra se inspira no líder indígena Sepé Tiarajú para denunciar as injustiças cometidas contra a terra e contra os povos. “Vamos mostrar nossa solidariedade a todos os que foram mortos brutalmente pela ganância do latifúndio opressor e protestar contra o agronegócio que destrói o meio ambiente. Acreditamos que a Romaria da Terra é um instrumento importante para a luta pelos direitos fundamentais negados aos povos mais simples”, concluiu Itajiba.