O glúten faz parte ddo nosso dia a dia . Mas muitas pessoas são alérgicas a essa substância e nem sabem.
Os sintomas da intolerância ao glúten são vários, mas muitas pessoas consideram esses sintomas como situações “normais” ou comuns, e não prestam atenção, quando na verdade, podem estar prejudicando seu organismo ao continuar consumindo glúten.

Pão, bolos, pizza, macarrão, bolachas, biscoitos. É enorme a lista dos produtos que contém glúten. E são os alimentos mais consumidos no mundo.
Os sinais e sintomas de alergia ou intolerância ao glúten são variados, e como já foi dito, muitas vezes são interpretados de forma errada.
Se após consumir glúten tiver 2 ou mais sintomas dos seguintes, a probabilidade de ser alérgico ou intolerante ao glúten é muito grande.

Dor de cabeça

Um simples sintoma que é muitas vezes confundido com uma situação normal do dia-a-dia. Mas a verdade é que a dor de cabeça significa uma possível alergia ou intolerância ao glúten. Principalmente quando essas dores de cabeça são crônicas e quando são enxaquecas leves ou fortes.
Se for intolerante ao glúten, a dor de cabeça aparece mais vezes do que o habitual, e especialmente depois de comer algum alimento que contenha glúten.

Digestão lenta ou dificuldade em digerir

É um dos principais sintomas que “indicam” que é alérgico ou intolerante ao glúten.
Intestino irritável, inchaço, gases, dor de estômago, são tudo sintomas que deve ter em conta, principalmente quando eles surgem após o consumo de alimentos com glúten.
Se é intolerante ao glúten, esta substância não é digerida no seu organismo, levando a problemas no sistema digestivo.

Fadiga constante

Por vezes sentimo-nos cansados, mesmo sem ter feito qualquer esforço. Isso pode indicar que o seu corpo é intorelante ao glúten.
A fadiga constante (principalmente quando não há razões para tal), é um indicativo de deficiência de nutrientes. Mas se é intolerante ao glúten, essa fagida também aparece.

Problemas de pele

Se for intolerante ao glúten, o corpo vai identificar essa substância como um corpo estranho, e como uma reação a esse glúten, o corpo manifesta-se através de coceira, irritações na pele, eczemas, psoríase, erupções cutâneas, irritações na pele.
Desenvolvimento de cáries

A intolerância ao glúten, provoca enfraquecimento dos dentes e o esmalte fica permeável e vulnerável a um aparecimento de cáries dentárias. Além disso, a intolerância à glucose também provoca o aparecimento de aftas.

Alterações hormonais

Principalmente na mulher, os níveis hormonais sofrem alterações devido ao glúten (principalmente o estrogênio).
Essas altrações normalmente provocam alterações nos períodos menstruais e mudanças de peso (aumento ou diminuição de peso).
Tenho mais do que 2 sintomas de intolerância ao glúten, o que fazer?? Comece por ir ao médico! Se tem mais do que 2 destes sintomas, muito provavelmente é intolerante ao glúten.
Mas antes de ir ao médico, você mesmo pode tentar fazer uma verificação: fique dois ou 3 dias sem consumir alimentos com glúten. Se sentir um alívio dos sintomas, muito provavelmente é intolerante. Após isso, manifeste esse seu problema ao seu médico ou nutricionista, para que eles lhe possam dar uma melhor indicação do que pode comer.

Fonte: asmelhoresdietas.com