Depois de um ano de dificuldades, o Sindicato das Indústrias do Mobiliário (Sindmóveis) de Bento Gonçalves aposta em um ano de inovações e na busca de ações focadas no design, além de novos mercados para a exportação. O ano desfavorável fez com que os empresários precisassem repensar na sua forma de trabalhar e projetassem novos investimentos para que 2015 não proceda da mesma forma e aponte algum crescimento.

Apesar de as vendas em varejos terem apresentado um aumento de 3% no balanço anual, o faturamento nominal das empresas, que já vinha caindo a uma média de mais de 5% no primeiro semestre, deve encerrar o ano com balanço negativo. Com o baixo crescimento da economia, já existe uma deterioração das expectativas de crescimento para o próximo ano, mas para não acompanhar essa tendência a indicação para as indústrias é mais investimento e lançamento de produtos inovadores e diferentes. A medida faria com que os produtos se destacassem no momento da compra, aumentando as vendas.

O presidente do Sindmóveis, Henrique Tecchio, salienta que as dificuldades do ano foram ainda mais acentuadas pelas incertezas diante do ano eleitoral e da Copa do Mundo. A fabricação nacional de móveis entrou em 2014 depois de quatro anos consecutivos de crescimento de cerca de 5%, entretanto, ao longo desse ano, a indústria bento-gonçalvense reduziu em 3,6% a força de trabalho e registrou queda no faturamento de 3,7%. As exportações tiveram queda de 14% de janeiro a novembro, fazendo com que o único número que ficasse positivo fosse, realmente, as vendas em varejo.

Tecchio aponta que 2015 será crucial para uma retomada de crescimento, mas é preciso que as empresas busquem incrementar sua competitividade. “Acreditamos que ela pode ser alcançada com estratégias que envolvem o design e o foco no consumidor, além da busca constante em diversificação de mercados e inovações tecnológicas”, defende. Ele destaca que o Sindmóveis vem reforçando suas ações de qualificação ao associado e buscando novas oportunidades no mercado externo.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário de sábado, 3 de janeiro de 2015.