A cooperativa Sicredi promoveu, na tarde do dia 18, um encontro na Sede Administrativa da Sicredi Serrana, localizada em Carlos Barbosa. Na ocasião, foi divulgado para a imprensa um balanço de como foi o ano e uma apresentação de todas as novidades que estão sendo preparadas para 2020.

Com 115 mil associados na região, sendo 12 mil novos somente nesse ano, a expectativa da cooperativa é encerrar 2019 com crescimento superior a 30% nos recursos administrativos. O diretor-executivo da Sicredi Serrana, Odair Dalagasperina, aponta que o ano está encerrando de forma muito positiva. “Estamos alcançando objetivos acima do que esperávamos”, comenta.

Odair Dalagasperina, diretor-executiva da Sicredi Serrana apresenta as novidades para 2020

Tarifas reduzidas

Desde o dia 9 de dezembro, as 33 agências que integram a Sicredi Serrana, na Serra Gaúcha e no Vale do Caí, reduziram a taxa de juros do cheque especial de no máximo 7,96% para uma taxa máxima de 5,90% ao mês, portanto, uma redução total de 25% para os associados que usarem esse recurso.

Para janeiro de 2020 tem outra boa notícia. A agencia deixará de aplicar a taxa autorizada pelo Banco Central (BC) para as pessoas que tem limite de cheque especial acima de R$500,00. A medida, autorizada pelo BC é uma forma de gerar mais economia aos associados e será válido mesmo quando o usuário não utilizar esse valor.

Zero anuidade

Desde o segundo semestre desse ano, os usuários estão isentos da anuidade do cartão de crédito internacional. A medida, válida para os cartões com bandeira Visa e MasterCard, é um benefício que não depende te movimentação financeira mensal.

Sustentabilidade

A Sicredi Serrana está se movimentando para dar dois importantes passos em relação a sustentabilidade no próximo ano. Dalagasperina anunciou que a cooperativa vai construir seis usinas com painéis fotovoltaicos. O investimento de R$5 milhões vai garantir autonomia energética para as 33 agências da região e à sede da Sicredi Serrana, em Carlos Barbosa. A previsão é que em julho de 2020 as usinas entrem em funcionamento.

A outra novidade é um projeto considerado inovador. Veranópolis será o primeiro município da região sudeste do Brasil a receber uma agencia sustentável. Construída com 20 contêineres, ela vai captar água da chuva e gerar energia elétrica por meio de sistema fotovoltaico. Estima-se que, com esse projeto, o consumo de energia vai reduzir em torno de 60% em comparação com uma agência tradicional. “A sustentabilidade em si tem um olhar para o meio ambiente, mas sobretudo de bons negócios. Na medida que a gente agrega valor e faz diferença na vida dos nossos associados fechando bons negócios eles prosperam e todos nós crescemos juntos”, afirma Dalagasperina.

O arquiteto chileno responsável pela obra e referência na área, Igor San Martin, destaca que a agencia vai tratar a cidade com todo respeito. “Não vai ter nenhum gasto de água. Os contêineres são de materiais que seriam descartados na natureza. Todo caminhão que entrar dentro do canteiro de obra, na hora de sair terá que lavar todos os pneus, está proibido sujar Veranópolis”, aponta.

A agencia terá 600 metros quadrados e, segundo San Martin, no máximo dez pessoas vão trabalhar na construção. “Vai ser uma vitrine palpável. Quem entrar, vai poder ver que é possível mudar os hábitos de destruir para construir. É possível com no máximo 10 pessoas”, afirma.

O projeto será inscrito para buscar a certificação do Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), selo mais importante no reconhecimento internacional de sustentabilidade.

Para o futuro

De acordo com Dalagasperina há projetos para abrir mais duas agências em Bento. “Uma vai ser voltada para o agro em localidade onde esse grupo de associados transitam mais e outra voltada em um bairro onde ainda não temos presença na comunidade”, conclui.