A Secretaria Estadual da Saúde (SES) pediu ao Ministério da Saúde liberação para dar início ao processo de vacinação contra a covid-19 em pessoas com comorbidades. A solicitação foi encaminhada através de um ofício na terça-feira, 20. De acordo com a pasta, a liberação ocorreria apenas nos municípios que já tenham vacinado 90% dos idosos. Conforme a SES, esses municípios já poderiam dar início a nova etapa da campanha.

Conforme a secretária Arita Bergamnn, em alguns municípios já existem doses excedentes que poderiam ser utilizadas para iniciar a vacinação neste grupo. “Municípios que já conseguiram avançar bastante, fizeram busca ativa e ainda assim têm doses excedentes deveriam poder começar a vacinar as comorbidades”, argumenta.

Vacinação será por faixa etária

Na quarta-feira, 21, o Ministério da Saúde divulgou a orientação para a aplicação das doses no grupo de pessoas com comorbidades. Segundo as informações, deverão ser convocadas para vacinação de acordo com a sua idade, dos mais velhos para os mais jovens, assim como ocorreu com os primeiros grupos prioritários.