O governo do Estado classificou a Serra Gaúcha como região de risco médio pelo novo coronavírus. A informação foi divulgada no sábado, 9 de maio, pelo governador Eduardo Leite, durante explanação do novo modelo de distanciamento controlado estabelecido para todo o Rio Grande do Sul. A medida divide o território gaúcho em 20 regiões. A definição de risco de cada uma delas está baseada em 11 indicadores. Em todo estado, apenas a região de Lajeado, no Vale do Taquari é considerada de alto risco no momento.

Com a implantação do novo modelo, a partir desta segunda-feira, 11, os 49 municípios que compõem a região de Caxias do Sul, entre eles Bento Gonçalves, passam a seguir normas impostas pelo decreto estadual. Entre as obrigatoriedades estão o uso de máscaras, distanciamento mínimo entre as pessoas, número reduzido de clientes em restaurantes, entre outras determinações específicas, variando a cor da bandeira.

Para chegar a decisão de quais bandeiras seriam utilizadas nesta primeira etapa do distanciamento controlado, o Estado levou em conta dados como o número de novos casos, óbitos, leitos de UTIs disponíveis, entre outros. A cor laranja, definida para a região, mostra que até o momento, há risco médio na contaminação, bem como na capacidade do sistema de saúde. As outras bandeiras são amarela (baixo), laranja (médio), vermelha (alto) e preta (altíssimo).

Comércio

Para o comércio varejista de rua, também há redução de metade dos colaboradores. Também há possibilidade de compras sendo feitas pelo tipo de pegue e leve, tele-entrega ou teletrabalho. Para centros comerciais ou shoppings, por exemplo, fica definido lotação de 50% da capacidade total permitida para o estabelecimento.

Restaurantes

Com a medida, poderão funcionar na região, o setor de restaurantes, com sistema a la carte ou prato feito. O empreendimento poderá contar com 50% dos funcionários e sistemas de pegue e leve ou tele-entrega. Lancherias e padarias também deverão funcionar desta maneira. Sistema de buffet permanece proibido. No caso dos hotéis, poderão funcionar com 50% dos quartos.

Indústria

O setor da indústria também poderá retornar com as devidas restrições impostas no decreto. Para a região, apenas os trabalhadores do setor de construções deverão retornar com metade dos funcionários. Indústria têxtil, vestuário, móveis e veículos podem retornar com 75% dos colaboradores. Alimentos, bebidas, farmacoquímicos e farmacêuticos estão autorizados a operar com 100% do corpo funcional.

Transportes

Considerada uma região de médio risco, até o momento, o transporte municipal de passageiros poderá operar com 60% da capacidade de lotação do veículo. Já o intermunicipal, a medida autoriza a utilização de 75% dos bancos. Transportes com carga estão permitidos 100% de ocupação e aéreo com 50%.

Bares, pubs e casas noturnas

Bares, pubs e casas noturnas continuam com a abertura proibida, bem como clubes sociais e esportivos. Academias de ginástica e salões de beleza estão autorizadas a funcionar com 25% dos trabalhadores. Lavanderias também poderão operar com 50% de sua capacidade.

Igrejas e templos

Celebrações, missas ou cultos religiosos poderão voltar a ser realizados com a presença de 25% do público comportado em cada espaço. Bancos e casas lotéricas poderão reabrir com 75% dos funcionários.

Cenários serão avaliados semanalmente

Segundo o governador Eduardo Leite, caberá às prefeituras decidirem se as medidas propostas pelo novo decreto serão implementadas ou cada município poderá adotar medidas mais rígidas ou brandas.

A manutenção ou mudança de bandeira ocorrerá semanalmente pelos órgãos estaduais. Se houver aumento na propagação do vírus e não houver leitos disponíveis, por exemplo, a mudança de status poderá ocorrer, aumento ou reduzindo, conforma a situação, as restrições impostas para a região. Aos sábados, as equipes do governo se reunirão para definir as mudanças e as alterações passam a valer nas segundas-feiras.

No site distanciamentocontrolado.rs.gov.br é possível acompanhar as informações sobre o modelo, inclusive fazer pesquisas por cidade e tipo de atividade.

Regiões

Foram definidas 20 regiões, a partir da junção de algumas das 30 Regionais de Saúde (R01, R02, R03 etc.), de tal modo que existam hospitais de referência para leitos de UTI dentro de cada uma das novas regiões.

Os agrupamentos levam o nome da respectiva cidade mais populosa:

1. Santa Maria (R01 e R02)
2. Uruguaiana (R03)
3. Capão da Canoa (R04 e R05)
4. Taquara (R06)
5. Novo Hamburgo (R07)
6. Canoas (R08)
7. Porto Alegre (R09 e R10)
8. Santo Ângelo (R11)
9. Cruz Alta (R12)
10. Ijuí (R13)
11. Santa Rosa (R14)
12. Palmeira das Missões (R15 e R20)
13. Erechim (R16)
14. Passo Fundo (R17, R18 e R19)
15. Pelotas (R21)
16. Bagé (R22)
17. Caxias do Sul (R23, R24, R25 e R26)
18. Cachoeira do Sul (R27)
19. Santa Cruz do Sul (R28)
20. Lajeado (R29 e R30)

Casos de coronavírus na região

Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini