Há alguns anos, ao coletar material para um livro, entrevistei o Dr. Telmo Kruse, um dos ícones da medicina do Rio Grande do Sul, durante a segunda metade do século passado. Este médico foi fundador do Grupo Hospitalar Conceição e do Hospital Fêmina. Com seus 83 anos, durante uma hora e meia, conversou sobre história da medicina, sobre literatura, política de saúde e a sobrevivência da profissão do médico.

Em seu livro O Filho do Alfaiate, aparece o subtítulo Meus primeiros oitenta anos. Mas, o que quero relatar aqui, é a maneira com que este octogenário conseguiu me surpreender: mostrou-me a fotografia do grupo de pessoas que nesta semana está concluindo um curso de internet. Observei a presença de adolescentes, pessoas com 25 anos, com 30, com 40, com 60 e com 83 anos. Veja o grande segredo da longevidade saudável: manter-se ativo.
Longos períodos sem praticar, levam ao esquecimento. Porém, aos exercitarmos nossa memória e o exercício físico, estaremos mantendo a prática. Isto nos permite aperfeiçoar o que precisamos aperfeiçoar ao mesmo tempo em que esquecemos o que é desnecessário.

Uma vida sedentária, com excesso de preocupações e insatisfações, bem como uma dieta deficiente, provocam rápido envelhecimento do nosso organismo.

Mas, vejamos o que podemos fazer para nos mantermos atuantes em nosso benefício e para conservarmos nosso organismo e nossa memória bem aquecidos. Sabe-se que o declínio da capacidade mental, observado com o avançar da idade, ocorre em grande parte em decorrência da diminuição da atividade mental. Não adianta tomarmos uma montanha de remédios para melhorar a nossa memória. Precisamos, isto sim, estimulá-la continuamente, da mesma forma como se estimula a musculatura, para que esta se mantenha em forma.
Mas, como podemos fazer isto?

Tudo pode começar, com a manutenção de um estilo de vida mais ativo, com atividades físicas feitas com regularidade e uma dieta mais saudável. É preciso que nos mantenhamos atuantes. Assim, por exemplo, o melhor remédio para o aposentado, seria engajar-se em um movimento de trabalho voluntário ou retornar aos estudos. Estes são os ingredientes básicos para a manutenção da saúde e da memória. Desta forma, manter uma contínua atividade intelectual como leitura e tentar contar para os outros o que foi lido, memorizar números telefônicos, memorizar preços do supermercado e procurando por produtos de menos preços na próxima visita, fazendo palavras cruzadas ou realizando jogos de xadrez, auxiliam na manutenção da memória.

Aqui também vale a dica de Fred Plum: o melhor remédio para os lapsos da memória é um lápis e um papel, ou seja, anotando o que temos que fazer ou anotando o que temos que memorizar, ajuda a conviver melhor com o problema. Se mesmo assim, continuares suspeitando que algo está errado, procure um médico de sua confiança e faça uma avaliação mais detalhada.

Fonte: Folha do Mate
Texto: Ivan Seibe