“Para criar inimigos não é preciso declarar guerra, apenas dizer o que pensa”.

É com essa frase que inicio o pensamento da semana. Quero agradecer em primeiro lugar à vida, por me fazer passar por situações e conhecer pessoas e depois ter assunto para vir aqui escrever para vocês.
Só que as pessoas andam distorcendo as coisas. Ouço gritarem aos quatro ventos: “eu digo o que penso mesmo”, “eu falo na cara”, “eu sou sincero, falo na ‘lata’”. Lindo, jovens! Mas o que estou vendo não é bem sinceridade. Ser sincero não é uma profissão, é uma qualidade. Então você não precisa ligar para a sua vizinha para dizer que a calça mostarda dela não lhe cai bem. Você vai dizer que não gostou se ela lhe perguntar, certo? E muitas vezes você precisa enfatizar que é o seu gosto pessoal, pode até ser que tenha ficado bem legal nela, mas não é o seu estilo. O que dizer dessas pessoas que eu mal conheço e já desconsidero pacas?

Agora vejo o processo inverso. Pessoalmente o ‘sincerão’ fala tudo o que pensa sobre você e sobre o mundo. No entanto, nas redes sociais, ele tenta agradar a todos. Mas ser sincero não é o seu troféu? Porque não posta o que realmente pensa, fala e faz? Isso na verdade é hipocrisia. Não falar o que pensa o tempo todo não quer dizer que você seja falso. O nome disso é bom senso. Você precisa pensar o que as suas palavras vão causar na vida da outra pessoa. É necessário falar? Qual é o melhor modo de dizer isso? A sua opinião é construtiva? Você elogia também? Ou o que você gosta mesmo é de achar que está sempre certo, apontando o erro dos outros?

Para ser sincero de verdade também é preciso emitir a sua opinião no momento em que ela é solicitada, requerida, necessária. Não adianta guardar para você a opinião de que naquele dia ensolarado a sua amiga fez um comentário e você não gostou do tom de voz dela, achou ofensivo e você não se sentiu bem. Poxa, ou você fala isso na hora (porque você sentiu isso na hora, certo?) ou se for uma situação mais delicada, combinar um encontro para falar sobre. Não esperar a oportunidade que você vai ter daqui dois anos de jogar isso na cara dela. Até porque às vezes nosso pensamento se materializa em expressão ou fala que pode magoar, mesmo sem intenção. Precisamos saber para não repetir.

Tem um lado delicado nisso tudo, que é quando você se desgasta falando o que pensa. Tem pessoas que não absorvem as coisas. Elas querem muito a sua opinião, até perguntam sobre algumas coisas às vezes e quando você opina negativamente, mesmo que com respeito, elas não aceitam e tudo isso na verdade só faz com que você fique cada vez mais calado. Para aquela pessoa, você vai virar um hipócrita, porque não diz o que pensa.

Mas eu prefiro ser feliz do que ter razão.

Essa crônica é passível de críticas. Tudo o que eu escrevo posso dizer que pratico 99%, porque se não, seria hipócrita. Nunca direi 100% porque tenho falhas, sou humana. E nada do que digo são imposições, elas me fazem refletir e isso é bom, por isso acho que se elas fizerem ao menos alguém pensar sobre isso, se identificar, discordar, rir ou chorar, já vou estar muito feliz. Prometo escrever coisas mais engraçadas, mas as palavras saem de coração cheio, então só posso dizer que estou sendo sincera.