Integrando as atividades do 1º Seminário de Ciência e Tecnologia da Serra Gaúcha, foi realizado na manhã desta quarta-feira, 26 de novembro, o painel Consumidores do conhecimento: demandas, gargalos e desafios. O encontro mediado pelo prefeito Guilherme Pasin, tratou dos setores primário, metalmecânico, automotivo e moveleiro. Os debates aconteceram na Fundação Casa das Artes

Secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Thompsson Didoné destacou as ações do setor primário, destacando a importância do incentivo à agricultura familiar. “Em Bento Gonçalves 93% da merenda escolar é oriunda da agricultura familiar, sendo um incentivo para o produtor local”, salienta.

Em sua explanação o presidente do APL Metalmecânico e Automotivo, Reomar Slaviero, salientou que 70% da mão de obra em Bento Gonçalves é oriunda das micro e pequenas empresas. Ainda conforme Slaviero para que esta mão de obra se torne cada vez mais qualificada é preciso uma maior aproximação com a academia.

Já o presidente do APL Moveleiro, Renato Hanzen, falou sobre o setor responsável por 45% do PIB do município. “O grande desafio das cadeias produtivas e dos APLs, na atualidade, é o de aumentar a competitividade das empresas, a cooperação entre elas e destas com instituições públicas, associativas, educacionais, universitárias, tecnológicas e afins, como também, a busca do aprendizado e eficiência econômica coletiva”, destaca.

Para o prefeito Guilherme Pasin, o debate levantou assuntos e questões, que precisam ter continuidade. “O debate iniciado nesta manhã precisa ter continuidade. Tanto para agricultura, no setores metalmecânico e moveleiro é preciso investir em ciência tecnologia e inovação. Precisamos de pesquisas que revertam em benefícios para população e não fiquem somente no papel”, destaca.