Em todo o Brasil, as comemorações foram lembradas com temas sobre nossa Pátria. Este ano o tema Nacional: Centenário da liga de Defesa Nacional. Homenagem Nacional: Olavo Bilac.

Tema Estadual: Um século de civismo. Homenagem Estadual: Centenário da Academia de Polícia da Brigada Militar – E o tema Municipal – Ética e cidadania. Atitudes que transformam. Homenagem Municipal: Sr. Francisco Pértile Ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira ( FEB) na segunda guerra Mundial.

Sim, o que é Pátria para nós? O que cada um de nós na semana da Pátria teve a oportunidade de refletir ao ver, ouvir e vislumbrar sobre a NOSSA PÁTRIA…

UM bento-gonçalvense veterano da 2ª guerra Mundial relembra os dias de combate na Itália.

A têmpera dos soldados que serviam no 5º Regimento de CavalariaMecanizada, entre estes homens, estava o bento-gonçalvense Francisco Pértile. Aos 22 anos, era um dos melhores soldados, fazia parte da elite da tropa. Dizia ele: ” As condições em que se encontrava o 5º Regimento eram as piores. Sete soldados morreram de tipo. A higiene não existia, sofríamos muito, ” relembra Pértile”. Mas isso foi bom para encararmos a guerra”, conclui.

Após 22 meses de treinamento em Quaraí, fronteira com o Uruguai, veio a notícia: Os melhores soldados deviam se apresentar para uma viajem ao Rio de Janeiro, como um presente. Pértile, um dos primeiros dos melhores. Viagem de trem, oito dias até chegar ao Rio de Janeiro, naquela época capital federal (1942).

“Chegamos no Rio de Janeiro, mas não recebemos ordens imediatas. Ficamos algum tempo ociosos, sem saber o que fazer e por que estavam lá”, conta o veterano.

Receberam então a ordem para irem à Minas Gerais, na cidade de São João Del Rey. Lá receberam treinamento específico para combater, com militares norte-americanos. Depois disso voltaram ao Rio de Janeiro e receberam orientações com oficiais do exército dos Estados Unidos.

Em setembro de 1944, a ordem final: embarque imediato para Itália, para ajudar os aliados na Batalha da Europa, contra o Eixo. Sete mil e quinhentos soldados embarcaram junto com Francisco Pértile, em um navio que levou 12 dias para cruzar o Atlâmtico. ” Íamos desviando dos submarinos alemães, que já haviam afundado alguns navios brasileiros”. Relembra o soldado da Força Expedicionária Brasileira – FEB.

Chegaram em Nápoles – Itália, onde ficaram mais três dias dentro do navio, ancorados. ” A cidade estava destruída. Foram três ataques aliados, que causaram umas 16 mil mortes no local.” Após o desembarque, todos os soldados recebiam instruções para avançarem pela Itália. O primeiro objetivo foi traçado: conquistar Monte Castelo, posto fortalecido do exército alemão, que impedia o avanço aliado ao norte da Itália.

A batalha de Monte Castelo durou cerca de três meses. Num quinto ataque, fomos repelidos pelos alemães. Era o dia 21 de fevereiro de 1945. As perdas brasileiras foram 443, perderam a vida. Dois dias depois, com grande precisão, os soldados da FEB, liderados pelo Coronel Nelson de Mello, tomaram grandes decisões. A FEB avançou os alpes e a fronteira Suíça.
Pértile guarda, além das lembranças, um olhar altivo de um herói de guerra que ele fez parte.

Parabenizo a Secretaria de Educação e toda a Equipe pela organização da sena da Pátria.

“Que todos nós tenhamos a consciência dos valores e dos compromissos com a nossa nação, e nos perguntando:
“NÃO PERGUNTE A PATRIA O QUE ELA PODE FAZER POR NÓS, MAS SIM, O QUE CADA UM DE NÓS PODE FAZER PELA PÁTRIA…”