A Serra Gaúcha deverá permanecer mais uma semana na bandeira vermelha do modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado. Dessa vez, a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) não encaminhou pedido de reconsideração ao Comitê de Crise. Essa é a primeira vez que a entidade que representa os municípios da região não contesta os resultados. Nesta rodada, as regiões de Bagé e Pelotas foram classificadas com bandeira preta, considerada de risco epidemiológico altíssimo para contágio da covid-19. Já a região de Cruz Alta foi classificada com bandeira laranja.

De acordo com o presidente da Amesne e prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda, a entidade optou em não recorrer focar para que a região não alcance o patamar de risco altíssimo de contaminação do novo coronavírus na próxima divulgação de bandeiras. Breda alertou a população que, caso a população não fizer a sua parte, a Serra Gaúcha corre o risco de passar as festividades de final de ano na bandeira preta.

Breda aponta que a situação está delicada, principalmente em decorrência da quantidade de leitos de UTI ocupados. “Se fizermos as ações que estamos recomendando, vamos passar Natal e Ano Novo em bandeira vermelha. Se descuidarmos, vamos passar em bandeira preta. Mais três leitos de UTI ocupados e estaríamos na preta”, alertou.

A nova rodada do modelo de distanciamento passa a valer na terça-feira, 15, e segue até a segunda-feira, 21.