Nesta quinta-feira, 4 de abril, mais seis agroindústrias foram certificadas por integrarem o programa Selo Sabor de Bento. Com as adesões, o Programa alcança a marca de 30 agroindústrias familiares cadastradas e o Município se estabelece como uma das três cidades gaúchas que mais possuem agroindústrias. A entrega dos certificados foi realizada pelo prefeito Guilherme Pasin, acompanhado do secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Dorval Brandelli, do chefe de escritório da Emater de Bento, Thompsson Didoné, e dos coordenadores do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Cristiano Selbach, e das Vigilâncias em Saúde, Rafael Vieira, no Salão Nobre da Prefeitura.

O Selo Sabor de Bento é resultado de uma parceria entre as secretarias de Turismo e de Desenvolvimento da Agricultura, com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica (Emater) e Vigilância Sanitária. “Saudamos os agricultores que estão investindo e empreendendo na agricultura, na agroindústria familiar. A partir de 2013, em uma iniciativa da Prefeitura com apoio das entidades, nós conseguimos aprovar a lei que hoje garante esse benefício para vocês. Então, de lá pra cá, hoje nós somos o município com o maior número de agroindústrias da Serra Gaúcha e possivelmente chegaremos ao maior no Estado neste ano. Parabéns a todos”, frisou o chefe de escritório da Emater de Bento Gonçalves, Thompsson Didoné.

As novas agroindústrias cadastradas foram: Regina Massas e Cia (que produz capeleti, tortei e massas lisas); Delícias da Serra (pães, cucas, pastéis e bolachas); Addolorata Massas Caseiras (massas e capeleti); Nona Dorilde (biscoitos de milho, de prestígio, colonial e de mel e açúcar mascavo); Produtos Coloniais Dalva (pães, biscoitos, massa e capeletti); e Porão do Vale, que se destaca como a segunda agroindústria de vinho colonial legalizada do município.

O prefeito Guilherme Pasin parabenizou as novas agroindústrias. “Este é um projeto que a gente abraça e apoia desde o seu início, de agregar valor a produção primária, sem perder nossa característica. É um programa da agroindústria, dos nossos agricultores. Entendemos que essa valorização é importante e isso tem se refletido nos números de estabelecimentos que só crescem. Parabéns a toda equipe técnica e aos nossos produtores”, enfatizou.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Laura Kirchhof