O destino do plantio de diferentes culturas e seu reflexo na economia foi debatido no II Seminário Regional: Mercados para produtos da agricultura familiar, realizado em Caxias do Sul, na quarta-feira, 17 de setembro. A Secretaria de Agricultura, envolvida com o programa estruturante Viver Bem, participou do evento apresentando os principais programas desenvolvidos no setor pela Administração Municipal nos primeiros 21 meses de governo.

Neste ano, Bento está utilizando 93,92% da verba recebida do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) na aquisição de produtos da agricultura familiar. Deste total, 75,24% são adquiridos de agricultores locais, filiados à Associação dos Agricultores Familiares de Bento.

No evento promovido pelo Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra) e Delegacia Regional do Ministério de Desenvolvimento Agrário, o secretário municipal de Desenvolvimento de Agricultura, Thompsson Didoné, explanou a importância dos agentes locais na organização dos programas. Segundo o secretário, Bento Gonçalves está entre as cidades que mais investem recursos públicos na compra de alimentação escolar de agricultores familiares. “Isso somente é possível graças à perfeita sintonia entre as secretarias, associação de agricultores familiares, Emater e escolas”, afirmou Didoné.

A nutricionista Renata Geremia apresentou um painel, onde explicou a dinâmica da aquisição de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar em Bento Gonçalves. A Lei n° 11.947, criada em 16 de junho de 2009, determina que no mínimo 30% do valor repassado ao município, Estado e Distrito Federal pelo (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deverão ser utilizados na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações.