Antes de prospectar 2015, a presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Bento Gonçalves (SEC/BG), Orildes Maria Lottici, faz uma avaliação de como se encontra a economia e a política brasileira neste ano que encerra. Ela aponta que estes fatores, mesmo estando distantes da Serra Gaúcha, são imprescindíveis para um bom desenvolvimento do comércio no próximo ano e que as inseguranças nestas duas áreas também refletem em inseguranças no comércio.

Segundo ela, o SEC é parte do universo sindical brasileiro, que vive uma grande expectativa em relação a 2015. “Temos um novo Congresso Nacional, que muitos analistas julgam o mais retrógrado das últimas duas décadas e uma presidente reeleita com notícias de corrupção. No campo econômico não conhecemos quais os planos para estancar a inflação, a subida do dólar e o crescimento do desemprego. No estágio atual que vivemos é difícil você avaliar o novo ano, a partir da sua cidade e ou região”, apresenta.

Contudo, mesmo em meio às incertezas, ela aponta que os empreendedores locais apostam no crescimento do comércio varejista. “Temos sinais de um pequeno aumento de emprego, na faixa de 1% a 2%, o que para o setor não é ruim, se isso realmente se concretizar no primeiro semestre, poderemos chegar ao final de 2015 com mais empregos”, completa.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 3 de janeiro de 2015.