Em evento para a imprensa, organização expôs os projetos para as áreas digitais e no atendimento direto às empresas

Com o objetivo de ampliar a sua atuação e fomentar as ferramentas digitais, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apresentou as novidades da instituição, durante um café da manhã com profissionais da imprensa, em Bento Gonçalves. Diretores e funcionários estiveram reunidos pontuando as novas propostas que estarão disponíveis para os empreendedores da Capital do Vinho e região da Serra Gaúcha.

Foto: Ranieri Moriggi

Conforme o diretor técnico Ayrton Pinto Ramos, o Sebrae, ao longo de 2017, trabalhou no reposicionamento de sua marca, a fim de aproximar a instituição dos empresários. Além disso, buscou fortalecer a equipe, buscando melhorar a qualidade do atendimento e da busca por soluções. “Internamente, o Sebrae está se transformando”, afirma.
Ainda, segundo Ramos, a modernidade e o uso das novas tecnologias obrigou a entidade a ampliar o rol de atendimentos via portal. Em levantamento realizado em 2016 foram mais de 11 mil atendimentos pelo site. Em 2017, o número chegou a 48 mil e a perspectiva é de que em 2018, este número seja ultrapassado. “São atendimentos realizados a potenciais empresários, microempresas e empresas de pequeno porte, que buscam orientações para ampliar sua oferta de serviços e abrir novos mercados”, explica.

Através dos canais digitais, o empreendedor tem acesso ao Sebrae-RS 24 horas, sete dias por semana e pode escolher, portanto, como e quando quer se capacitar. Este formato facilita a vida do empreendedor que, majoritariamente, já usa a tecnologia no seu cotidiano de trabalho. “O Sebrae vai ao encontro do cliente, em qualquer segmento, cadeia produtiva ele está inserido”, afirma Ramos.

Também no ano passado, a organização implementou uma nova forma de atendimento às micro e pequenas empresas do estado. Ao invés de os empreendedores procurarem pelo Sebrae, se deslocando a alguma unidade de atendimento, os técnicos realizam atendimento presencial e in loco para conhecer e compreender melhor a realidade e as necessidades de cada um, mediante diagnóstico de gestão e recomendações para seu desenvolvimento.

Foto: Ranieri Moriggi

Conforme o Gerente Regional Serra Gaúcha, Claudio Peiter, com este trabalho, foram possíveis apoiar 21 projetos. Destes, 14 empreendedores de Bento estão inseridos. Outra novidade apresentada é a inserção de um especialista que ficará à disposição na Sala do Empreendedor, junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. “Os empresários que procurarem por orientação terão um atendimento especializado”, explica.

Foto: Ranieri Moriggi

Outra novidade apresentada pelo Diretor Superintendente do Sebrae-RS, Derly Cunha Fialho, Bento Gonçalves foi escolhida para sediar um projeto-piloto, que visa formar um comitê do empreendedorismo, envolvendo o Poder Público e lideranças empresariais, no sentido de ajudar a pensar nas políticas públicas, econômicas, educacionais e sociais. “A cidade foi escolhida por ter esse espírito empreendedor. Uma cidade inovadora que tem um grupo de lideranças muito ativas. Estar perto deles e compartilhar essa experiência, com certeza vai nos orientar muito para estarmos mais preparados para a multiplicação desse projeto”, finaliza.