…estaríamos todos com a corda no pescoço!


Quem nunca se arrependeu de ter ido àquela festa? E quem nunca se arrependeu de não ter ido àquele passeio da turma? Muitas vezes. Falo de situações leves, mas temos as decisões pesadas para tomar. Onde vamos morar, comprar ou alugar, carro ou moto, cabelo curto ou comprido?


E se não tivéssemos vendido aquele imóvel? E se não tivéssemos comprado? E se não tivéssemos vivido aquele amor platônico? E se não tivéssemos pintado o cabelo? E se tivéssemos dito sim, ao invés do não? Ou vice-versa? Me questiono muitas vezes sobre minhas escolhas, mas tento pensar sempre na melhor das hipóteses. Tenho poucos arrependimentos do que fiz na vida e tenho muitos do que não fiz. Procuro pensar muito antes de tomar decisões, todas têm o ônus e o bônus, peso os lados e busco um entendimento da escolha como boa pela sua parte que me fará bem e aceitando a parte ruim.


Acredito que nada é em vão. Se não tivéssemos tristezas não daríamos valor à felicidade. Só não podemos nos perder no meio da escuridão. Não dá para achar que tudo é ruim, pois pessimismo gera pessimismo. O crescimento de cada um se deve ao caminho trilhado. A diferença é, o que você aprendeu com ele? O que seria de você se nada disso tivesse acontecido? Você seria igual? Melhor? Pior?


Se pudéssemos, gostaríamos de entender porque algumas pessoas têm mais oportunidades que outras, sofrem mais que outras, são mais felizes. Mas Deus é perfeito e devemos confiar no Seu plano. Só não adianta sentar e esperar Ele colocar o plano em ação, pois Ele age por meio de nós. E para que isso funcione vamos errar muito para acertar.


É fato que não podemos mudar o passado ou voltar no tempo e fazer diferente. Mas podemos tirar boa lição de qualquer coisa e fazer diferente no futuro. Ninguém deseja que lhe aconteçam coisas ruins, mas não podemos escapar delas. Então, tire a corda do pescoço! Não é muito útil ficar se culpando pelas escolhas passadas.


Já é um bom começo quando parte de você escolhe ver o seu caminho com bons olhos, onde tudo é aprendizado e onde você tenta descobrir o porque está onde está.


A ideia dessa maluquinha chamada vida é que você cresça também espiritualmente, não importa quantas vezes você teve que recomeçar ou quantos bens materiais você juntou. E a vida é tão maravilhosa que às vezes tenho vontade de sentar, aplaudir e dizer: Deus, o Senhor é demais, hein?!


Às vezes os arrependimentos não passam de meros sentimentos de covardia. Dizemos que estamos arrependidos, mas você mudou de atitude agora? Pode ser preguiça, medo, timidez…mas vai lá e faz! Você não terá um resultado diferente fazendo a mesma coisa.

E se você olhar para trás e ver que a sua melhor versão ficou lá, reveja seus conceitos.