Local é ótimo para quem deseja paz e tranquilidade
Ao sul do centro de Bento Gonçalves, cerca de quatro quilômetros, vamos encontrar uma localidade que chama à atenção pela simplicidade de viver. Apesar de perto, a região tem desenvoltura e mobilidade por si só. É um excelente lugar para quem deseja estar perto da natureza e do sossego.
Santo Antão é um bairro bonito, de paz e tranquilidade na qual os moradores estão habituados a morar. As pessoas não querem sair do local para ir para outro lugar. Afinal de contas, quem poderia deixar a calmaria de lado?
Bem estruturado e com ótimas residências, o bairro disponibiliza diversos artefatos para os moradores se sentirem realmente em casa e não precisarem fazer grandes movimentações durante o período do dia. Na estrada principal, denominada Nelson Carraro, a população pode verificar que há muitos locais para se trabalhar como ferramentaria, posto de gasolina, restaurante, escola, lojas de conveniências. Isso, juntamente com moradias de simples aconchego. Comércio e residências juntas para melhorar o meio ambiente do bairro.
Há poucos meses em Bento Gonçalves, a operadora de caixa em um posto local, Fernanda Nascimento, escolheu primeiramente outro bairro. Mas, foi no Santo Antão que se habituou mais em relação ao trabalho. “Cheguei em Bento há pouco tempo. Primeiro fui morar no Santa Rita e depois vim para cá. Gostei bastante. Aqui é bem calmo. Moro bem perto do trabalho e isso facilita bastante. Eu não preciso pegar ônibus porque venho a pé até o serviço”, disse.
Colega de Fernanda, Miguel Druscui é morador do distrito há quase 30 anos. O residente relata que o bairro melhorou muito desde que chegou. Atualmente, o homem trabalha como frentista e não vê dificuldades. Contudo, alerta que algumas situações poderiam ser melhoradas, principalmente nos quebra-molas. “Moro aqui há 32 anos, nunca vi um problema. Para ver como evoluiu, quando cheguei aqui, ao invés de ter essas casas, existam algumas parreiras. É ótimo para se morar, mas às vezes vêm alguns carros mais velozes que andam muito rápido. Poderiam ser colocados mais quebra-molas”, afirma o vendedor.
Daniel Jara trabalha na Lazarotto Telhas. Apesar de não ser morador, o entregador de produtos da empresa acredita que o bairro é ótimo para estar, pois frequenta todos os dias. Para o comerciante, a localidade é segura pois não vê criminalidade. “É bem tranquilo. Acredito que seja um bom lugar de viver porquê sempre percebo as viaturas da polícia aqui”, relata o atendente.
Por outro lado, existem pessoas que estão há anos residindo na localidade. É o caso de Enerides Fico Pat. Ele é um dos cidadãos mais antigos do bairro. O aposentado reside desde 1951, no local. Pat compartilha relembrando como era o recinto quando viu pela primeira vez. “Moro aqui há 72 anos. A nossa raiz é desde de os imigrantes aqui no Santo Antão. O bairro era uma colônia e nós fomos invadidos pela cidade. Mas, essa invasão foi boa porque foi feito loteamentos e é excelente para viver. Já houve tempos mais nervosos, mas hoje em dia é bem tranquilo. Aparece menos problemas. Não tem nenhum tipo de assalto, coisas assim. Estamos contentes com a situação de hoje”, finaliza.
Se tratando de pontos importantes, podemos destacar a igreja da localidade. A capela foi fundada em 1928. Logo ao lado, existe uma praça onde tem uma academia ao ar livre. Neste espaço, a população pode praticar exercícios físicos. Ainda existe um food-truck que está há mais de 20 anos no mesmo lugar. Algumas fábricas têm a base estabelecida no local. Móveis Carraro e a Fábrica de Alimentos Isabella são exemplos de empresas que podemos encontrar lá.
Texto e foto: Matheus Oliveira