Após menos de três meses após a maior enchente da história do município, Santa Tereza voltou a ser atingida pelas cheias do Rio Taquari em função do alto volume de chuva nos últimos dias. Apesar de a velocidade das águas não ter sito tão intensa quanto o que foi registrado no mês de setembro e sendo assim, menos estragos em casas foram registrados, o município ficou ilhado.

A tempestade do último sábado, 18, voltou a causar danos, bloquear acessos e prejudicar Santa Tereza. Cercada pelo Rio Taquari e pelo Arroio Barra Mansa, o município de 1,7 mil habitantes viu dessa vez o nível das águas subir 21,6 metros, apenas dois a menos do que a primeira enxurrada registrada no dia 4 de setembro.

O principal acesso à cidade pela RS-444 tem quase 30 pontos de estreitamento de pista. Árvores, pedras e lama ainda cobrem parte da pista que chegou a ficar interrompida durante o final de semana. O município segue sem energia elétrica e com o abastecimentos e água interrompido.

O ginásio que na última enchente concentrava as doações, desta vez abriga os móveis e eletrodomésticos que foram retirados pelos moradores. Ainda há um grande estoque de doações, que agora estão sendo concentrados na prefeitura e também no salão paroquial. Lá também será oferecido almoço para quem trabalha na limpeza e também para moradores que não tem condições de cozinhar.

Imagem: Arquivo