A comunidade de Santa Tereza se mobilizou por uma justa causa: programa de agroindústria familiar. Entre os dias quatro, cinco e seis de setembro, quando foi aberta a Consulta Popular 2019, os moradores do município se engajaram na votação e conquistaram o primeiro lugar dentre as cidades mais votadas, garantindo para o próximo ano um orçamento em torno de R$ 35 mil reais para investir no setor que vem crescendo e ganhando destaque.

A Consulta Popular é uma ferramenta que permite que a população do Rio Grande do Sul escolha por meio de votação em projetos prioritários definidos pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDE), parte dos investimentos que constarão no orçamento estadual em cada região.

De acordo com Aldacir Pancotto, chefe do escritório da Emater de Santa Tereza, a cidade conta com aproximadamente 350 famílias que trabalham no meio rural, sendo que dessas, praticamente todas são enquadram dentro da agroindústria familiar. “Hoje, a renda bruta da família rural seria em torno de R$ 415 mil reais, todos eles estão abaixo desse valor, então todos se encaixam”, assegura.

Pancotto esclarece que o Conselho de Agricultura da cidade deve definir nos próximos encontros como o recurso devera ser usado, mas garante que vai tentar beneficiar o máximo de famílias. “Temos um conselho que tem um representante de cada unidade, a gente faz reuniões mensais para decidir temas da agricultura e nessa votação eles participaram bastante. Então, quem vai decidir onde vai ser aplicado o recurso vai ser o conselho, que vai dar sugestões e a gente vai ver a melhor maneira de usar”, explica.

Responsável pela Consulta Popular em Santa Tereza, Cassiano Bochi explica que as verbas têm restrições de uso. “Essa de incentivo a agricultura familiar tem que ser usado em algo que contemple a infraestrutura rural, seja na questão da distribuição de água para o interior, como para realizar melhorias nas estradas, ou seja, abrange vários trabalhos que podem ser feitos na infraestrutura, mas vai ser trabalhado dentro dos conselhos e decido em conjunto aonde vai ser usado esse valor”, esclarece Bochi.