Santa Tereza é um pequeno município com, aproximadamente, 1.734 mil habitantes. No entanto, o crescimento nas diversas áreas, como educação, saúde, turismo e obras, é grande.

A prefeita de Santa Tereza, Gisele Caumo, diz que assumiu a administração em meio ao cenário pandêmico, de extrema gravidade e diversos obstáculos. Porém, era de seu conhecimento tal situação, tendo planejado 2021 de acordo com o cenário. “Felizmente, a arrecadação superou, embora de forma modesta, as expectativas previstas. Dessa maneira, foi permitido realizar um planejamento mais adequado para o presente ano, baseado no orçamento municipal e também nos recursos angariados nas esferas estadual e federal, que permitiu edificar obras e ampliar a oferta de serviços condizentes aos segmentos do poder público”, declara.

Na educação foram realizadas ações relevantes, como a municipalização da rede de ensino fundamental do primeiro ao quinto ano, anteriormente de responsabilidade do Estado. “Aliado a tal feito, cito a inclusão no currículo escolar de disciplinas de inglês, ginástica cerebral, canto e educação física aos alunos do pré-escolar ao quinto ano, sendo a oferta disponibilizada também em contraturno aos munícipes santaterezenses”, afirma.

Também foram executadas ações expressivas na área da saúde, tais como: aquisição de dois veículos novos; filas de exames laboratoriais e cirurgias de catarata zeradas; redução significativa da lista de espera para exames de imagem e cirurgias eletivas; consolidação de convênio odontológico com a Universidade de Caxias do Sul (UCS); contratação do geriatra André Moschetta; e ampliação do atendimento pediátrico e psicológico. “Além disso, pela primeira vez o município, com recursos próprios, realizou a compra de cirurgias de alta complexidade, beneficiando munícipes que aguardavam há mais de seis anos pela realização deste procedimento”, ressalta.

Sobre o turismo, Gisele destaca que é uma das apostas de sua gestão. “Desde o princípio, ações foram efetivadas na área, sendo destaques: reestruturação do plano municipal de turismo, contratação da turismóloga Ivane Fávero; revitalização dos trevos e canteiros de praças; construção da escadaria de acesso para a Gruta Nossa Senhora de Lourdes; ofertas de cursos aos empreendedores; incentivos para a agroindústria, participações em eventos, como a Festa Nacional da Uva e Granfondo New York; criação de site específico ao turismo; inclusão no roteiro da Rota dos Capitéis; edificações de pavimentações asfálticas (Linhas Bento/São Valentin, Graciema Alta, Graciema Baixa, Rota Pelos Caminhos do Pão e do Vinho); que além de aprimorar e facilitar o escoamento da produção local, fomentará o desenvolvimento do setor turístico no município e nas regiões engajadas”, informa.

Além disso, em menos de dois anos de administração, a prefeita afirma que houve muitas conquistas. “Assim, enfatiza-se que Santa Tereza se encontra em um cenário de desenvolvimento extremamente promissor, o qual se espera manter pelo restante do mandato, objetivando deixar um grande legado aos cidadãos santaterezenses”, garante.

Para o corrente ano, a prefeita fala que o planejamento é manter regularizados e constantes todos os serviços ofertados nas áreas que englobam o poder público municipal, sendo esses essenciais para o prosseguimento exitoso da gestão. “Especialmente, traçamos o objetivo de findar as obras que iniciaram e que estão em andamento, ansiando iniciar 2023 com novos projetos já idealizados, que certamente irão traduzir avanços contínuos para Santa Tereza. Destaco as obras almejadas para findar em 2022: pavimentações asfálticas nas linhas Bento/SãoValentin, Graciema Alta e Graciema Baixa; e também, na ansiada ‘Rota Pelos Caminhos do Pão e do Vinho’; etapa II da revitalização da praça do Porto (antigo Camping Municipal); edificação de calçadas na rua Guerino Acco; revitalização de pontes; instalação de placas de sinalização turística na sede e no interior do município; reforma no módulo da Brigada Militar; edificação de infraestrutura no loteamento Stringhini 2; instalação do poço na Linha 130 da Leopoldina; e revitalização do muro do cemitério municipal”, cita.

De acordo com Gisele, uma gestão de resultados necessita, além de uma organização orçamentária, ouvir as pessoas, seus anseios, sugestões e até mesmo críticas, para que desta forma, em um contexto que englobe benefícios coletivos, ações sejam priorizadas e concretizadas, garantindo desenvolvimento para a esfera, neste caso, Santa Tereza. “Deixo ratificado para a comunidade de Santa Tereza o meu compromisso de cumprir as ações traçadas em nosso plano de governo, afinal, representa um compromisso formal que assumi com este município. Gerenciamos procedimentos em todas as áreas engajadas ao poder público municipal, homologando execuções a curto, médio e a longo prazo, sempre ancorados por um planejamento”, conclui.

Fotos: Divulgação