Retiro tudo o que eu já disse: a culpa pelo atual estado de coisas não é dos substantivos, não é dos adjetivos, nem dos pronomes e muito menos dos verbos. Absolvida nossa gramática! A mais nova ré da Lava-Jato mora na Semântica e se chama Prosopopeia (até há pouco, com acento). O nome é esquisitíssimo, mas tem uma razão para isso: a origem. Ele vem do grego “prosopon” (pessoa) e “poeio”(finjo).

A citada é parente da Metáfora, e como esta, nos oferece seus recursos para tornar mais expressiva a fala. Aparentemente democrática, ela acaba nos afundando num mar de impessoalidade.

Esta dama deve ter viajado para cá junto à primeira frota de navios portugueses (que não era do ator pornô), lá pelos distantes mil e quatrocentos e noventa e alguns. E continua virando nossa vida pelo avesso. Ou pelo direito.
Esta senhora pode até ser romântica, quando, por exemplo, declama que “por trás de uma folha de palmeira, a lua poderosa, mulher muito fogosa, vem nua, vem nua, sacudindo e brilhando inteira” (E. Dusek).

Às vezes, desaforada, como em “As árvores são imbecis: se despem justamente quando começa o inverno”.
E sabe também ser safada. Mais lisa que sabonete, não assume a responsabilidade que lhe cabe. Segundo ela, temos um Estado que foi maquiado, que ficou imobilizado, que é incompetente, impotente, burocrata, corrupto e capenga. Mas quem é esse tal de “Estado”?

Ainda pela boca da primeira-ministra da Linguagem, tomamos conhecimento que a humilde Saúde está na UTI e que só um milagre pode salvá-la. Mas alguém sabe quem é essa tal de “Saúde”, o seu CPF, endereço, profissão?
Madame “Prosô” também nos informa que Sua Excelência a Educação não vai bem, que, numa avaliação internacional, ela ficou atrás de Catar, Peru, Albânia, Argentina, Jordânia, Indonésia, Colômbia, Uruguai e Tunísia. Pobre Educação brasileira! Mas onde anda ela, como se veste, o que come, o que lê?

Com ar confessional, esta manipuladora nos diz que Dona Segurança não é dona de nada, que ela foi pro brejo, dando lugar à terrível Violência que faz tremer até as grades e muros. E nessa delação premiada, declara que o ilustre Sistema é o culpado de tudo.

Então, se o Sistema é o principal causador dos problemas brasileiros, prisão ao Sistema! Mas onde o Mister Sistema se esconde? Fala, Dona Prosopopeia!