Durante encontro, Pasin anunciou os pagamentos do 13º e da folha de dezembro que devem movimentar o comércio local

A notícia é boa para o funcionalismo público de Bento Gonçalves. O prefeito Guilherme Pasin anunciou na manhã de segunda-feira, 18, o calendário de pagamentos, referente ao 13º salário e a quitação da folha salarial do mês de dezembro. O encontro, destinado aos veículos de comunicação, ocorreu no gabinete do prefeito e contou com a presença do vice-prefeito Aido Bertuol e da secretária de Finanças, Mariana Largura. Conforme Pasin, o pagamento integral e o adiantamento só foram possíveis graças às ações realizadas ao longo do ano, principalmente com o corte de despesas e a diminuição de alguns serviços. Os valores que chegam ao bolso do servidor deverão ser injetados na economia do comércio bento-gonçalvense

Conforme Pasin, a possibilidade dos pagamentos serem realizados antes do previsto foi possível após adotar políticas de enxugamento de despesas realizadas ao longo do ano. “Nós trabalhamos durante 2017, com a rédea bastante curta, para chegarmos ao final do período, com maior tranquilidade, de uma forma muito melhor do que nós iniciamos os anos anteriores”, garante.

Ainda segundo Pasin, a elaboração de um calendário de pagamentos só foi possível, graças aos resultados positivos nos aspectos orçamentário-financeiro. “Esses números nos trazem a tranquilidade para divulgarmos as datas de pagamento para o nosso servidor”, explica. Para o prefeito, a expectativa é de que as despesas do município até o final do ano sejam menores que nos exercícios anteriores. “Esperamos não ter restos a pagar no ano que vem, porém, se tivermos algo, com certeza, será menor do que outros últimos anos, ressalta.

De acordo com o chefe do Executivo, a prefeitura irá desembolsar cerca de R$ 24 milhões entre 13º salário e folha de pagamento do mês de dezembro. Pasin garante que os valores serão injetados diretamente na economia local, movimentando o comércio bento-gonçalvense. “Nossos funcionários irão receber, de forma líquida cerca de R$ 13,2 milhões. Podemos dizer que parte desse dinheiro será injetado em nossa economia”, afirma.

Ainda, segundo Pasin, não houve uma previsão orçamentária para a efetivação dos pagamentos. No entanto, por se tratar de um período de festividades, onde as pessoas gastam mais e precisam sacar seus salários, o Poder Público achou pertinente a antecipação, salientando que com a decisão, o comércio local sai beneficiado, pois, segundo ele, é sempre o primeiro setor a sofrer com o impacto e o pessimismo provocado pelas crises econômicas. “Gostamos de cumprir os prazos, mas resolvemos antecipar as datas, visto que estamos num período de festas, onde há o giro da economia, uma condição de tranquilidade de nossos trabalhadores e da população”, explica.

Investimentos devem ser ampliados em 2018

De acordo com Pasin, com a redução do déficit do ano passado, a expectativa é de que a partir do ano que vem, a Administração tenha a situação das contas mais tranquilas e, em consequência disso, mais possibilidades para investir. O chefe do Executivo garante que a retomada da economia, integrado ao otimismo dos setores, ligados com o trabalho do Poder Público, há uma expectativa de que o município amplie investimentos nas áreas de maior necessidade, como saúde, educação e segurança pública. “Vamos iniciar 2018 de uma forma muito mais confiante do que em 2017. Com essas ações e tudo o que fizemos, temos plenas condições de que possam fazer, neste ano que se inicia, os investimentos necessários e não pagar contas, simplesmente. Afrouxamos um pouco a corda que estava em nosso pescoço”, garante.

Turno Único
Questionado sobre a possibilidade de realizar turno único para reduzir despesas, Pasin afirmou que após conversas com os setores da Prefeitura, a decisão foi de que não há necessidade para realizar o sistema de redução de horas trabalhadas. “Sempre há muito debate interno entre aqueles que são favoráveis ou contrários à proposta. Nós entendemos, por base, que não seria atrativo neste momento, tendo em vista a grande necessidade de serviços que nós precisamos prestar para nossa comunidade”, afirma.