Uma alergia é uma situação na qual o organismo apresenta uma resposta imunológica de defesa diferente da resposta protetora esperada, causando alterações indesejáveis. A alergia é uma reação específica do sistema de defesa do organismo à substâncias normalmente inofensivas. Pessoas que possuem alergias frequentemente são sensíveis a mais de uma substância.

Os tipos de alérgenos (substâncias que causam reações alérgicas), podem incluir: polens, partículas de pó, esporos de fungos, alimentos, látex, veneno de insetos e medicamentos. Atualmente, acredita-se que as doenças alérgicas, de uma maneira geral, tem origem multifatorial e complexa. Segundo médicos para a ocorrência de alergias, é preciso haver uma combinação entre uma predisposição genética da pessoa e uma situação no ambiente facilitadora para que a doença se exteriorize.

Como ela se desenvolve?

Dentre os fatores que favorecem o aparecimento da rinite alérgica em crianças, por exemplo, podemos citar o tabagismo passivo no primeiro ano de vida, história de alergias em parentes em primeiro grau, a exposição a alérgenos animais, como pelos de gato e cachorro, e pouco tempo de aleitamento materno.

Normalmente, o sistema imune funciona como defesa do organismo contra agentes invasores, como as bactérias e vírus. Entretanto, na maioria das reações alérgicas, o sistema imune está respondendo a um falso alarme. A pessoa, primeiro entra em contato com um alérgeno e o sistema imune trata esse como um invasor e mobiliza-se para atacá-lo.

O sistema imune gera grandes quantidades de um anticorpo chamado imunoglobulina E (IgE). Cada anticorpo IgE é específico para um tipo particular de alérgeno. No caso da alergia a pólen, um tipo de anticorpo pode ser produzido para reagir contra um tipo de pólen, enquanto outro pode ser produzido para combater outro tipo de pólen.
Quando um alérgeno (pó, pólen ou outro) entra em contato com seu anticorpo IgE específico, vários elementos químicos são liberados no sangue e passam e passam a agir em várias partes do corpo, assim como no sistema respiratório, causando sintomas de alergia. No sistema respiratório, a alergia poderá manifestar-se como uma doença alérgica no nariz (rinite alérgica) ou nos pulmões e vias aéreas (asma).

Quem possui rinite alérgica, o que sente?

Há uma variedade de sintomas e a pessoa, geralmente, vai sentir todos: espirros, coriza, obstrução nasal, tosse, gota pós-nasal, olhos, nariz e garganta um pouco avermelhados e chiado no peito.

Como tratar e prevenir?

O mais aconselhável é a procura de um médico especialista. Ele, com base em exames e análises, poderá dar o melhor “caminho” para tratar ou prevenir a rinite alérgica.

Fonte: minhavida.com.br