Aquelas terríveis marcas em forma de riscos que surgem na pele, principalmente na adolescência e gravidez, fazem com que as pessoas tenham sempre uma dúvida: existe alguma forma de tratá-las?

As estrias são cicatrizes que se formam na pele devido ao rompimento das fibras de sustentação, como se a pele se rasgasse literalmente. Nestes locais, ocorre a formação de um processo inflamatório que fica com uma coloração avermelhada e depois de algum tempo estas marcas ficam esbranquiçadas.

Os motivos pelos quais ocorrem este rompimento são diversos: aumento de peso, alterações hormonais, crescimento rápido, gravidez, mamoplastia de aumento e hipertrofia muscular. Hoje em dia, existem diferentes tipo de tratamentos para amenizar as terríveis estrias.

Como se trata de uma cicatriz, não conseguimos remove-las totalmente, conseguimos diminuí-las e torna-las menos aparentes. Para isso lançamos mão de diferentes tratamentos como: peeling de ácido retinóico e glicólico, peeling de cristal, laser fracionado e carboxiterapia.

Todos estes recursos podem ser usados em combinação ou individualmente. Eles estimulam a formação de novas células e melhoram a coloração da pele, com isso a estria fica mais fina e menos visível. Otratamento normalmente é feito a cada 15 dias e o número de sessões varia de acordo com cada paciente, dependendo do tipo, tamanho e local das estrias.

Outro fator que deve ser levado em consideração é a prevenção: devemos sempre manter a pele muito hidratada através da ingestão de água, usar cremes hidratantes a base de uréia, fazer exercícios regularmente para estimular a oxigenação celular e evitar aumento abrupto de peso.

Fonte: Folha do Mate

 

Texto: Ana Paula Lima Weber