No dia 14 de outubro, a Polícia Civil apreendeu mais de R$ 8 mil proveniente de uma casa de jogos de azar em Bento Gonçalves. Na ocasião, o dinheiro, de origem ilegal, foi levado para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde a ocorrência foi registrada. Mas você sabe qual a destinação do dinheiro recolhido pela Polícia Civil nessas operações?

A delegada titular da 1ª Delegacia de Polícia, Maria Isabel Zerman, explica que os valores apreendidos pela Polícia Civil, desde que não tenham comprovação lícita, são depositados em contas judiciais até o final do processo. Após isso, o Poder Judiciário determina o destino conforme entendimento. “Pode ser devolução para a parte, caso não se comprove a origem criminosa; perdimento para a União; destinação para programas de combate ao tráfico de drogas, no caso da Lei de Drogas, entre outros”, explica a delegada. Segundo ela, as operações da 1ª DP em 2016 resultaram na apreensão de mais de R$ 28 mil.

Já na 2ª Delegacia de Polícia, de acordo com o delegado Alvaro Pacheco Becker, como os principais casos investigados pela DP envolvem furtos, roubos e assaltos, ocorre a devolução do dinheiro para as partes. “Sempre após a conclusão e decisão dos órgãos do judiciário”, frisa.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 29 de outubro