A surdez é um distúrbio que pode acometer pessoas de todas as idades.
A surdez ou perda auditiva pode surgir após um problema em qualquer uma dessas três partes da orelha: externa, média ou interna.

Quando a surdez é resultado de um acúmulo e cerume na orelha externa ou de catarro na orelha média o tratamento médico com uma limpeza ou uso de medicamentos, por exemplo, podem ser totalmente curativos.
O uso de medicamentos ototóxicos (que lesionam o aparelho auditivo) também pode levar à surdez. Alguns deles são os antibióticos, aminoglicosídeos e salicilatos. Por isso a automedicação não deve ser feita em hipótese alguma.

Quando a perda auditiva é por condução, isso quer dizer que há algo bloqueando a passagem do som da orelha externa até a orelha interna. Ela pode ocorrer pelo rompimento do tímpano, excesso de cera que se acumula no canal auditivo, introdução de algum material no canal auditivo. Infecção nos ossículos da orelha média também pode causar a surdez por condução. Esse tipo de surdez é revertido por medicamentos ou cirurgia.

Outro tipo de perda auditiva é chamado de surdez central. Ele ocorre à medida que envelhecemos e faz parte de um processo natural do corpo. Assim como a visão e o coração, o sistema auditivo da pessoa também sofre desgaste ao longo dos anos, e a maneira como a pessoa trata os ouvidos ao longo da vida influencia bastante na Presbiacusia (nome técnico dado à surdez por envelhecimento).

Nos casos de surdez sensorioneural (causada por danos as estruturas dentro da cóclea ou no nervo auditivo), a opção se dá muitas vezes por aparelhos auditivos, amplificadores, que têm tido grande avanço na atualidade com a introdução de novos avanços tecnológicos. Alguns dos aparelhos atuais podem mudar seus programas de funcionamento sozinhos conforme o padrão de barulho do ambiente. Além disto, possuem tecnologia sem fio para comunicação com aparelhos de som, celulares, computadores. Do ponto de vista externo, os aparelhos auditivos vêm se tornando cada vez menores e mais estéticos e já não trazem mais o estigma de antigamente.
Para os portadores de surdez sensorioneural em grau severo, os aparelhos auditivos não podem ajudar muito. Para estes casos existe o implante coclear.

O implante coclear é também, conhecido como ouvido biônico, é um dispositivo eletrônico transformador de energia sonora em impulsos elétricos. Sua função substitui parcialmente uma cóclea que não pode mais funcionar, captando os sons ambientes por um microfone, transformando-os em impulsos elétricos que irão estimular diretamente o nervo auditivo, que os conduzirá até o cérebro.

Embora seja capaz de resultados extraordinários em crianças que nascem surdas e em adultos que perdem repentinamente a audição, o implante só é realizado após uma avaliação rigorosa por uma equipe médica que faça essa indicação.

A pesquisa da perda auditiva nos adultos é bastante simples e pode ser realizada através de um exame chamado audiometria tonal e audiometria vocal. Neste exame, o paciente é colocado dentro de uma cabine com isolamento acústico usando um fone de ouvido. Um profissional médico ou fonoaudiólogo produz estímulos auditivos em diversas freqüências com um fone de ouvido e obtém do paciente a sinalização se ele está ouvido.
A surdez pode ser causada por diversos fatores. Em alguns casos ela é reversível, em outros, não. Há no mercado aparelhos auditivos que amplificam o som, ajudando a pessoa a ouvir melhor. O uso destes aparelhos depende da causa da surdez e de indicação médica.

Fonte: portalotorrino.com.br
direitodeouvir.com.br
mundoeducacao.com