União, comprometimento, confiabilidade e agilidade: os lemas que norteiam a Bento Convention Bureau foram fundamentais para o trabalho da entidade nos últimos dois anos de dificuldades. Para 2018, o grupo amplia suas expectativas e espera um maior desenvolvimento de Bento Gonçalves nos ramos em que atua.

De acordo com a presidente da entidade, Sabrina Cardoso, o ano passado – assim como em 2016 – foi de muito trabalho e pouco recurso para a Bento Convention Bureau. “A nossa entidade não recebeu nenhum recurso proveniente do poder público e do fundo municipal de turismo para nossos projetos e captações. Tivemos um ano difícil com receitas apenas de arrecadação de mensalidades e da taxa de turismo”, relembrou.

Por conta do cenário, o grupo intensificou os mais variados arranjos entre setores. “O Bento Convention Bureau manteve o fortalecimento com as parcerias público-privadas. Destaco a promoção e a divulgação do destino em novos mercados com o projeto de turismo de incentivos para segmento de negócios e corporativos em diversos polos importantes, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Joinville e Região”, garantiu a presidente.

Com foco de atuação na captação de eventos – com a finalidade de maximizar a cidade como local turístico -, o entidade avalia as mudanças de modelo e configuração do meio. “Os eventos continuam ocorrendo em todo o território nacional, porém com formatos menores ou diferenciados em função dos poucos recursos. Nosso desejo é que a economia se reestabeleça e que o nosso setor tenha mais prioridade de investimentos”.

Ainda segundo Sabrina, o otimismo com relação ao ano que se inicia ancora-se no “objetivo de unir forças com setor privado para reforçar a economia em ações de parceria para o turismo de negócios e cerimônias”, adiciona. Recentemente, passou a divulgar amplamente a Room Tax, que é uma contribuição facultativa paga por hóspedes e participantes de eventos organizados pela entidade.

A Bento Convention acredita que a ampliação dos serviços de turismo e eventos pode ser fundamental para alavancar a economia da Capital Nacional do Vinho. “Retomar os projetos em andamento para promoção do destino e a captação de novos eventos para cidade, pode fomentar a economia local. Isso gera fluxo na cadeia turística e certamente pode aumentar número de visitantes e turistas em nossa cidade e região”, argumenta.

A diretoria da organização tem traçadas as medidas que serão tomadas para a atuação em 2018. De acordo com a presidente da entidade, “temos como meta o aumento do número de eventos conquistados com a criação de um grupo de captação, o que deve ampliar o fluxo de visitantes e o consumo na cadeia turística; ainda, pretendemos seguir com parcerias público-privadas”, finalizou Sabrina. Com as deliberações, a Bento Convention Bureau afirma crer no aumento do quadro associativo e na consequente postulação de Bento Gonçalves a destaque para realização de eventos nacionais e internacionais.