A Seleção Brasileira de Rugby volta às ações na tarde de hoje, 10, para fazer um jogo marcante em sua história. Os Tupis, como são chamados os selecionados tupiniquins, enfrentarão os Maori All Blacks, uma das seleções da potência Nova Zelândia, no Estádio do Morumbi, em São Paulo/SP.

Pilar do Farrapos Rugby Clube, Jardel Vettorato está entre os jogadores brasileiros que entrarão em campo para o grande desafio que será o jogo-teste. Além do gaúcho, foram chamados outros 21 jogadores de diversos times brasileiros e outros dois que atuam na França e Itália.

Um dos nomes mais experientes do time brasileiro, Jardel foi destaque no Americas Rugby Championship (ARC), campeonato continental disputado no primeiro semestre. “O ARC foi muito importante para o amadurecimento da equipe, já que jogos difíceis nos qualificam a melhorar de nível. Toda essa preparação será levada a campo para fazermos nosso melhor jogo amanhã”, avalia o único brasileiro eleito para a seleção do torneio, em março deste ano.

O adversário desta noite é composto apenas por atletas neozelandeses da etnia Maori. Por isso, é considerada a segunda seleção do país. Ainda assim, o desafio é grande devido à cultura de rugby presente no país localizado na Oceania. “É uma oportunidade incrível para nossa Seleção, que têm trabalhado duro para obter bons resultados para que possamos conseguir uma vaga para o Mundial de 2023. Esta partida fará parte de todo esse processo de evolução”, projeta.

São esperados mais de 30 mil espectadores para acompanhar a partida que inicia às 19h. Por parte da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), há a expectativa de quebra de recorde de público em um jogo de rugby disputado em continente americano.O confronto terá transmissão pelo canal por assinatura SporTV 2.

Será um jogo que vai nos exigir um nível de velocidade acima do que estamos acostumados. O rugby neozelandês tem a característica de ser muito rápido. Será um jogo duro e vamos apostar nossas fichas nas formações fixas para pressioná-los, já que eles não costumam tomar pressão durante os jogos. Assim esperamos surpreendê-los. Jogamos em casa e são esperados mais de 30 mil torcedores no Estádio do Morumbi para nos apoiarem.


Fotos

Capa: Lucas Delgado

Miniatura: João Neto/Fotojump, Divilgação