Entoando o Hino Nacional e músicas populares, como Que País É Esse, da Legião Urbana, cerca de 18 mil pessoas vestiram as cores da bandeira e foram às ruas em um dos atos de protesto mais expressivos já registrados no município. As manifestações de 13 de março, que ocorreram em todo o país, expuseram de forma notável a contrariedade popular ao atual cenário político e econômico brasileiro.

O protesto realizado na capital do vinho foi tão significativo que causou espanto aos organizadores do ato pela adesão popular à causa. Embora exista conflito entre a estimativa do grupo e os dados oficiais divulgados pela Brigada Militar (BM), a impressão de quem via o protesto do alto era que o “mar verde e amarelo”, que percorreu mais de cinco quilômetros por 13 ruas e avenidas da cidade, ganhava novos adeptos a cada passo.

O elemento mais notório da manifestação foi a abrangência das críticas expostas pelos participantes. De faixas pedindo a derrubada do Governo Federal, a cartazes de apoio aos juízes da Operação Lava Jato, sobrando espaço até para quem optou por defender a volta do Governo Militar ao país. Portando um banner com o dizer “basta de corrupção”, o aposentado Valdir Menegotto, de 73 anos, ressaltou a importância do ato a fim de mostrar a força do povo. “O Brasil nunca esteve em situação pior. Como aparentemente nada é resolvido no Legislativo e Executivo, cabe à população ir às ruas e clamar por progresso”, afirma.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 16 de março.