Não quero acreditar nisso mas parece que o povo brasileiro não dá tanta importância à corrupção como parece. Cartazes e mais cartazes foram vistos nas ruas nas últimas passeatas contra a corrupção mas esta parece ser alguém de outro planeta, inatingível, quase uma figura sobrenatural. Afinal, podemos pensar o que um simples mortal pode fazer contra este estado de coisas, a cada dia um novo episódio de corrupção, levando embora o dinheiro de um povo já sofrido de tantas mazelas?

Não quero acreditar que o povo brasileiro está se contentando com as migalhas que recebe da política;

Não quero acreditar que estamos aceitando o rouba, mas faz;

Não quero acreditar que estejamos de olhos fechados aos desmandos governamentais que fazem o que querem, de costas aos mais elementares anseios da população;

Não quero acreditar que aceitemos a derrota, sem lutar.

O Brasil não aprende nada com os inúmeros casos de corrupção que assolam este país. E o povo parece conformado com isto. Amanhã aparecerá mais um e mais um e mais um e nada.

Este cenário político nacional precisa ser alterado. Não existem mais partidos; não existem mais ideologias. Quando chegamos a aceitar que mais um escândalo surge e nada é feito, chegamos realmente ao fundo do poço. Ou será que ainda não?

O ambiente político nacional, do “é dando que se recebe” precisa ser alterado. Tudo é válido para sustentar a governabilidade, pensam alguns. Não eu. Aliam-se esquerdistas e direitistas, direitistas e do centro, os do verde com os ruralistas, gregos e troianos. Quem poderia imaginar que a base de sustentação de um governo PT seja o PMDB? Negociam-se todas as ações, todos os votos. Por que será? Por que aceitamos que cargos e ministérios sejam “vendidos” em troca de “apoio político”? É preciso destruir esta negociação.

Será que em 2006 ( ano seguinte ao mensalão e que levou Lula ao segundo mandato, por voto direto e democrático dos brasileiros ) morreu o PT e nasceu o Lulismo?

Será que PT e PSDB já cansou?

Até quando vamos ver partidos opostos, juntos?

Esquerda não existe mais? O PT era a esquerda.

O Brasil aprenderá alguma coisa com os casos de corrupção algum dia?

Até quando vamos aceitar o “é dando que se recebe”?

Noto que a maioria do povo brasileiro esbraveja mas pouco se faz contra a corrupção. O outro é que tem que começar. Todos esperam pelo “outro”. Isto não é comigo, dizem muitos. Vejo que as instituições que deveriam cuidar do combate à corrupção são pegas de surpresa por anúncios nos jornais, ou seja, não sabiam de nada antes que saísse na imprensa. O que estavam fazendo?

Mas sou um esperançoso. Isto tem solução. E a solução começa da base. De cada um de nós. Não adianta mais esperar que as mudanças ou reformas sejam feitas pelo alto, pelos políticos ou pelas grandes oligarquias que dominam o Brasil. Temos que quebrar o anel de ferro das oligarquias que impedem que o país cresça. Há muitos que não querem que as reformas sejam feitas. Reforma tributária, reforma na saúde, reforma nas leis trabalhistas, reforma política.

Para o sofrido povo brasileiro, pão na mesa já é o bastante. Assim é o que pensam os governantes. Se a economia vai bem, todos se reelegem, independentemente do que tenham feito ou deixado de fazer.

Chegará um dia em que o “rouba, mas faz” não será mais aceito. Neste dia, podem ter certeza, o Brasil acordará e será muito melhor do que é hoje.

Pense nisso e sucesso.