Fazer aniversário é sempre motivo para comemorar, ainda mais quando se vence tantas etapas na vida, chegando aos 90 anos. É o caso de Renato Antonio Trucolo, mais conhecido como “vô Renato”.

As nove décadas do avô Renato foram comemoradas ao ar livre

O ambiente de amor e aconchego que criou para quem está à sua volta, é o motivo pelo qual a família fez questão de comemorar suas nove décadas, mesmo durante a pandemia. Uma das filhas, Sandra Trucolo, explica que com todos os cuidados, os filhos homenagearam o pai. “Fizemos tudo de uma forma ordenada, evitando contatos. Doamos máscaras para quem quisesse e precisasse, deixamos penduradas no portão da casa”, afirma.

Apreciador de um bom vinho, sempre toma em suas refeições uma taça da bebida mais famosa da região, hábito que surgiu por causa da criação. “Meu pai sempre viveu aqui. Ele tem uma ligação muito forte com o Vale dos Vinhedos, pois meu avô tinha muitas terras nessa área“, relata Sandra.

Pensando nisso, os familiares fizeram uma homenagem que unisse as duas coisas que Renato ama: a família e o vinho. “Nós propusemos que cada um desenvolvesse um rótulo diferenciado para presenteá-lo”, conta a filha. Dessa forma, os netos e bisnetos deram para ele uma lembrança. Os filhos ofereceram um presente ainda maior, uma garrafa com uma imagem histórica: os nove irmãos junto a Renato e Genny, com quem o homenageado dividiu a maior parte da vida.

Atrás do portão, foram muitas homenagens para o vô Renato. As crianças não deixaram de participar da comemoração. Rogério Trucolo, o filho mais velho, diz que “as crianças o adoram, mesmo que não o conhecem, vão ao encontro dele, se agarram às nele e isso sempre chamou atenção”.

À distância, os amigos, filhos e netos cantaram parabéns para Renato. Uma homenagem foi feita por Rogério, que é deficiente visual. “Falar sobre o meu pai é bem fácil, um homem que é exemplo. Cheio de fé, honestidade, trabalho e dedicação à família. Ele, junto com a minha mãe, teve um casamento maravilhoso, uma caminhada cheia de amizades. Nunca o vi adjetivando alguém de maneira negativa, pejorativa. Se eu tivesse que resumi-lo em duas palavras, seria fé e família. Faz 43 anos que eu perdi a visão. Até algum tempo atrás, ele me conduzia para o consultório. Uma das últimas vezes que fomos, fiquei emocionado porque ele estava com dificuldade de caminhar e me guiando mesmo assim”, lembra.

Uma trajetória para se orgulhar

Com uma história de vida que demonstra carinho por outras pessoas, Renato distribui afeições pelo mundo. “Foram muitas ligações, mensagens de amigos do mundo todo: da Índia, Itália, Alemanha, Uruguai, de São Paulo. Diversas vezes ele encheu os olhos de lágrimas com tudo isso que viu”, conta Sandra.

Para renovar a fé, uma de suas principais características, o avô recebeu a benção do Frei José Lagni, em nome dos Freis Capuchinhos de Vila Flores. A homenagem foi uma das que mais emocionou o aniversariante, feita de forma virtual. “Fui a primeira a chegar. Quando mostrei o vídeo, ele se emocionou. Meu pai não é de muitas palavras, mas disse que a festa de 90 anos foi muito boa, que não esperava tudo isso”, narra a filha.

Todos os anos, os familiares comemoram o aniversário de Renato. Desde o começo de 2020, de acordo com Sandra, os irmãos estão planejando festejar essa data especial. A intenção, inicialmente, era fazer uma festa na Capela das Neves, local histórico. Entretanto, o coronavírus fez com que os planos mudassem.

Filhos, netos e bisnetos deram de presente vinhos com rótulos personalizados

Nascido em 21 de julho de 1930, na sua infância em Bento Gonçalves, foi leiteiro e ajudava na roça. Na juventude serviu o Primeiro Batalhão Ferroviário, onde conheceu Genny, que se tornaria sua esposa.
Na vida adulta foi marceneiro, abrindo uma oficina junto com seus irmãos, chamada “Irmãos Trucolo Ltda”. No meio do caminho, se tornou pai de nove filhos: Rogério, Mauro, Claimar, Rejane, Jussara, Cesar, Sandra, Katia e Patricia. Os 20 netos e bisnetos vieram conforme os anos, formando uma grande família.

Ao ser questionado sobre o segredo da longevidade do pai, Rogério afirma que além do vinho, “é a entrega, a fé e o amor com que ele vê tudo. Eu nunca o vi ficar bravo, com raiva de alguém. Sempre com paciência, calma e ternura”, finaliza.

Fotos: Arquivo pessoal