Domingo que passou fui à missa das dez na Matriz Santo Antônio. Cheguei cedo e fui dar uma espiada no “Senado” (bar do Apolo no Shopping Bento) onde lideranças se reúnem aos domingos para, numa roda de cafezinho, falar “de tudo e de todos”, no bom sentido. Não tinha ninguém a não ser uma fila de espera de abertura do supermercado e eu a procura de um banheiro distante 200 metros e mais 80 degraus de escada. Tudo abriu às dez e foi nesta hora que apareceu o primeiro- Semandor Emérito, Silvino Grapiglia, a quem cumprimentei após a maratona rumo ao banheiro.

Na Missa
Entrei na igreja onde a missa estava sendo oficiada pelo Pe. Giordani. Eu gosto de padres “com bagagem”, nos seus gestos e nas palavras eles nos conduzem mais a reflexão com Deus. Ao olhar para o altar eu gostaria de ver (cismo com isso) a imagem de Cristo no centro tendo Maria a sua direita e Santo Antônio à sua esquerda. E, nas laterais as imagens de Pedro e Paulo. A Igreja está bonita demais, tiraram o púlpito (não deveriam) era cheio de histórias, inclusive de sermões memoráveis de hora e quarenta do Pe. Manica. Tiraram os confessionários, todos obras de arte, estes me parecem vão voltar assim como os sinos vão voltar a tocar. Tiraram da Matriz o aspecto “noir” para dar um ar de modernidade, gostava mais de antes embora reconheça que carecia de uma conservação. Foi gasto “uma banana” para recuperar os bancos, que ficaram muito bonitos. O banco em que eu sentei estava todo riscado, uma lástima. A “cacaca” foi feita por uma criança mal educada com o chaveiro do carro do papai, ou foi feita por um jovem mais ligado ao Demo do que a Jesus, ou por alguém que tinha pregos na b…., o que é pouco provável. Lamentei profundamente.

Após A Missa
Voltei ao Apolo, lá estava o “Senado” reunido com número recorde de presenças, período eleitoral, desempenho do prefeito, crise com Petrobrás, crise na segurança do Rio de Janeiro, essas coisas todas, tema para ampla discussão. Sentei numa mesa ao lado para dar atenção a um amigo que estava prestigiando, como pessoa do povo, a reunião do Senado, sem direito a ocupar cadeira nele. Aí fiquei ouvindo que “os três melhores Prefeitos de Bento foram Mario Mônaco, Milton Rosa, Sady Filho Fagundes”. E que “Bento não vai eleger ninguém” e que “vão asfaltar a pista do Aeroclube, que tem mil e duzentos metros de comprimento e 23 de largura, onde só pousam pequenos aviões, sem encompridá-la e alargá-la absurdo considerando que a pista de Garibaldi tem mil e oitocentos metros”. Terão sido esses temas discutidos pelo “Senado”? Bem, fui adiante e fiz minhas comprinhas no Apolo com a cabeça funcionando encima das seguintes reflexões: quem trabalha mais no debate das questões que afetam nossa comunidade, a Câmara de Vereadores ou o “Senado” do Super Apolo do Shopping Bento? A vitória do Inter contra o Botafogo tirou esses pensamentos da minha cabeça, afinal era domingo, tem que dar um tempo aos chips.