Uma grande alma é forjada de vontade, uma alma fraca só de desejos

Uma pessoa de sorriso leve e fácil, de alma dançante e que adora estar em meio à natureza. Assim é Rosane Iserhard Milan, de personalidade marcante e intensa, que vive seu dia a dia com muita paixão e alegria. Comprometida, dedicada e com ampla capacidade de amar, esta porto-alegrense escolheu a Capital do Vinho para viver desde 2003.

Seus pais, Kurt Iserhard e Nadyr Coppetti Iserhard, muito ensinaram a ela e seu irmão, Paulo. “Valores como justiça, honestidade, integridade, dedicação ao trabalho, mas também valorizar a vida com muita alegria”, pontua. Rosane esclarece que seu pai, Kurt trabalhou desde jovem na área comercial, sendo uma pessoa extremamente íntegra e justa. Sua mãe, Nadyr, foi professora, orientadora educacional e diretora de escola. Ela amava dançar, passando esse amor também para ela.

Teve a infância e a adolescência agitadas, curtindo cada instante. “Fiz ballet, joguei vôlei, pratiquei atletismo. Brinquei muitos carnavais, participei de diversas escolas de samba e blocos. Amo o carnaval até hoje”, afirma.

Formada em Engenharia Civil na PUC, trabalhou na área por 30 anos. Uma das obras que mais sente orgulho em ter feito foi a Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre. “Na época trabalhava em uma empresa de engenharia e fiz o orçamento dessa obra para participarmos da licitação (estava deixando de ser o Hotel Majestic para ser a CCMQ). Ganhamos e, então, fui designada para ser a engenheira da obra. Amei, pois foi transformado num belíssimo espaço cultural”, esclarece.

Família

Foi nesta época que conheceu o marido, Milton Milan, com quem é casada há 26 anos e que trabalhava na mesma empresa, também como engenheiro. “Casamos poucos anos depois e, depois de desfilar no carnaval do Rio de Janeiro, achamos que era hora de termos filhos, pois a idade já estava ‘pegando’. Foi aí que tivemos nossa primeira menina, a Giovana, que hoje, já arquiteta, mora e trabalha em Porto Alegre. A segunda filha, Bianca, está indo morar em Porto Alegre para cursar Psicologia”, aborda.

Ela diz que a principal mudança em sua vida foi realmente o nascimento de suas filhas. Foi nesse instante que ela resolveu diminuir o ritmo. “Até parei de trabalhar em vários momentos, pois nosso mais importante ‘projeto’ eram as crianças. Não me arrependo de nada. Acompanhei tudo e somos muito parceiras, companheiras. O valor da família é muito forte em nós. Nos damos força, encorajamos, nos apoiamos. Agora, vê-las como pessoas totalmente do bem, comprometidas, leais, corajosas, generosas, sabendo escolher muito bem o namorado é tudo de bom”, celebra.

Favoritos

Animais de estimação: tive vários, como tartarugas, gato, cachorro. Mas, a última, Catarina, uma poodle, que faleceu em dezembro de 2018, foi absurdamente especial. Temos ela no nosso coração para sempre!
Hobbie: a dança! Faço ballet para adultos e dança de salão. São ambientes extremamente especiais, divertidos e com pessoas incríveis. Somos uma família!
Momento mais feliz que teve: o nascimento das filhas! Embora um pouco conturbado (risos);
O que me faz rir? Eu mesma, rio muito de mim. Rio muito com as filhas também…
Curiosidade: como muito chocolate e danço sozinha de pijama em casa! Amooo!
Quais foram as coisas mais interessantes que já fez: desfilar no carnaval do Rio e em tantos outros, como Porto Alegre, Rio Pardo, Venâncio Aires, Pinhal… carnaval em Olinda. Mergulhar em profundidade em Noronha, voar de ultraleve em Recife (não faria novamente), dançar em palcos (amo e cada apresentação é única!);
Sushi ou assado? Assado;
Praia ou campo? Praia e campo;
Felicidade/paixão: família, saúde, amigos, dança, sol, mar, entre outros;
Série: Friends
Filme: Mamma mia!
Livro: “A árvore generosa”, de Shel Silverstein
Viagem: todas as feitas e todas as por fazer;
Planos futuros: dançar muito, experimentar novos esportes e netos se as filhas quiserem… Ah, também é um desejo morar mais afastada, no interior.

Fotos: Nati Machado Fotografia