ROMILDO BOLZAN JR, “O CARA”
Nesta quinta-feira o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Jr, foi o palestrante em reunião-jantar promovida pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves – CIC/BG -, abordando o tema “Gestão e Futebol”. Romildo tornou-se, em curto espaço, um presidente multicampeão, conquistando importantes títulos nacionais – PENTA da Copa do Brasil -, continentais – TRI da Libertadores da América – e da BI da Recopa Sul-Americana, reconduzindo o seu, o nosso Grêmio para os patamares que os gremistas já estavam acostumados a frequentar.

ROMILDO BOLZAN JR, “O CARA” II
Mas, para atingir os objetivos, os caminhos foram previamente estabelecidos. Estancar e reduzir as despesas; incrementar receitas; estabelecer limites, tudo foi obtido por um fator decisivo: Romildo lutou para acabar com a “guerra fratricida” que existia, internamente, entre os muitos grupos políticos que haviam no Grêmio. Pacificado, a “fogueira das vaidades” arrefeceu e a união em torno do objetivo comum, O GRÊMIO, aconteceu. Os investimentos nas categorias de base começaram a dar resultados e a venda de jovens craques foi importantíssima no processo.

A UNIÃO FAZ A FORÇA!
Romildo Bolzan Júnior, que foi prefeito de Osório por três mandatos, aprendeu, com seu pai, notável político que também foi prefeito de Osório, a velha máxima: “A união faz a força”. Foi com ela que passou a gerir o Grêmio. Um Conselho de Administração composto por seis vice-presidentes e com a sua liderança, é o centro das decisões. Respaldado pelo Conselho Deliberativo, Romildo conseguiu trabalhar sem as pressões, sem as cobranças, quase insanas, alimentadas pela “fogueira das vaidades”.

TERCEIRO MANDATO
Esse conjunto de acontecimentos possibilitou que a administração fosse centrada num único objetivo: tornar o Grêmio, novamente, num clube vencedor e financeiramente viável. Por tudo isso, ele conseguiu ser reeleito e, por decisão do Conselho Deliberativo, poder ser alçado ao terceiro mandato consecutivo. Romildo Bolzan Junior é, sem dúvidas, “O CARA”, para todos os gremistas e por aqueles que gostam, efetivamente, de futebol. Cumprimentos ao Elton Gialdi, presidente do CIC/BG por haver atendido ao pedido do empresário Ademar De Gasperi, convidando Romildo para palestrar. Cumprimentos ao presidente Romildo pela apresentação, transparente, da gestão e das contas do Grêmio.

SERIA TÃO FÁCIL!
Parece óbvio-ululante de que a previdência não pode mais continuar do jeito que está. Porém, já está escancarado que o cerne do problema está na PREVIDENCIA PÚBLICA, restando menos percalços na previdência do INSS. O governo federal e o congresso não estão agindo de acordo com o tamanho do problema. Bolsonaro apresentou reformas pífias, no mínimo, na previdência. A dos militares, por exemplo, beira ao deboche. E a do funcionalismo público, o que se pode esperar?

FAZER O LÓGICO!
A matéria mostrada pelo jornal ZH do dia 25 é emblemática. O Estado está falido e não é difícil saber o porquê. Basta se olhar a situação de ativos, inativos e pensionistas para obter a resposta: a arrecadação tributária é insuficiente para custear a máquina pública pelo que, então, como se pode esperar ações nas áreas da saúde, segurança pública, educação e infraestrutura?

FAZER O QUÊ?
Se Bolsonaro e sua equipe, com o apoio dos governos estaduais, começasse a reforma da previdência com o funcionalismo público e os militares, cumprindo a Constituição (“todos são iguais perante a lei”), o povão brasileiro aceitaria a reforma imediatamente e o Congresso se veria no compromisso de a aprovar. Já imaginaram? Todos contribuindo igualmente e se aposentando com o mesmo teto e as pensões sendo adequadas? Mas, está mais do que claro que as corporações, mais uma vez, vencerão esta “batalha” e o povão, como sempre, restará cordato, submisso, dominado pela inércia, pagando a maior parte da conta. Aposto uma água mineral sem gás que será este o epílogo.

SEREMOS TODOS IDIOTAS?
Creio que é isso o que pensam, senão, vejamos. Lucros das estatais: Petrobrás, 26 bilhões; Banco do Brasil, 12 bilhões; Eletrobrás, 13 bilhões; Caixa Federal, 10 bilhões e BNDES, 7 bilhões. Total aproximado de 70 bilhões. E “eles” querem porque querem “vender” as estatais. Por quanto? Não precisa ter QI muito superior para perceber o “esquema”. Venderam (por assim dizer) nos governos fhc e antonio brito, tudo o que quiseram. Resolveram o problema do Brasil e do Estado? Não, né? Mas entupiram de dinheiro os “felizes” compradores. Repetirão a dose? Leite e Bolsonaro estão “preparando o terreno”, com o auxílio da grande imprensa aliada. Espetacular!

ÚLTIMAS

Primeira: Ouvi uma frase definitiva esta semana: “Os pais dão o exemplo. Quem ensina é o professor”. Será que até isso conseguirão revogar?

Segunda: Bolsonaro acabou com o horário de verão. Disse que “A maioria era contrária”. Mas, quando fizeram a pesquisa? Qual a área abrangida? Quantas pessoas foram consultadas para opinar?

Terceira: Maravilha! Combustíveis aumentam novamente e a gasolina passa de cinco reais em alguns postos. Preços internacionais, diz a Petrobrás (leia-se “o governo”, que é quem manda, mesmo);

Quarta: Menos mal que esses aumentos escorchantes estão sendo inseridos os índices inflacionários, não enganando, portanto, a população;

Quinta: Vejam esta: “Acionistas da Petrobrás aprovaram mudanças no estatuto social da empresa que permite a privatização de controladas sem necessitar da aprovação dos acionistas em assembleia”. Entreguismo puro!

Sexta: Para que servem as placas de trânsito em Bento? Para decoração, obviamente não! Por que, então, não retiram as placas de “proibido parar e estacionar” na rua Humaitá, totalmente desrespeitadas?

Sétima: O Esportivo está muito próximo do acesso para a elite do futebol gaúcho. Amanhã enfrentará o Lajeadense aqui, em Bento, vindo de vitória em Lajeado por 2×0. É passar amanhã e na semifinal;

Oitava: Eis que o “lanterna azul” poderá se classificar na Libertadores com um empate no dia 8, na ARENA DO GRÊMIO, contra o Universidad Católica. Quem diria, hein? Mas, conseguirá?