“Aquilo que você colocar como meta na mente e no coração, você consegue. Não basta querer, precisa vir do coração”

Filha de José Borsoi e Renita Bagatini Borsoi, Roberta transborda de orgulho ao falar dos pais. “Impossível pensar neles sem ficar emocionada. Minha admiração e orgulho por tê-los como pais não tem medida. Foram eles que me deram os mais valiosos presentes de vida: a integridade, a simplicidade e a determinação”, conta. Motivada por uma história de força, honestidade e resiliência, Roberta cresceu em meio a exemplos de resignação. “Quero poder recompensá-los no futuro e lhes proporcionar bons momentos, pois sempre abdicaram de conforto ou qualquer luxo, para nos dar a melhor educação possível”, explica.

Com uma trajetória que logo completará 29 anos, Roberta diz que tem pouco a falar, afinal tem muito para agregar em sua história de vida ao longo dos anos que virão. “Nasci em uma família humilde, mas que sempre batalhou muito desde cedo e este ponto sempre foi muito marcante na minha criação”, comenta. Ela ainda diz que na parte dos estudos, quem a motivava a absorver toda informação e conhecimento possível era sua mãe. “Graças a cobrança e dedicação dela, cursei nove anos de língua inglesa, cursos técnicos de informática, música e violão”.

Aos 17 anos, a jovem decidiu cursar Publicidade e Propaganda com ênfase em Planejamento de Comunicação e Marketing na Unisinos. Para poder custear os valores de sua educação, ela trabalhava durante o dia e estudava a noite. Em apenas cinco anos, se formou e na sequência ingressou no MBA em marketing estratégico. Logo, assumiu o marketing digital do Grupo Unicasa. Após alguns anos, recebeu a proposta de trabalhar como responsável pelo marketing do enoturismo da Casa Valduga. Depois de um ano de trabalho no setor, foi transferida para o marketing da Casa Valduga e assumiu a comunicação do Grupo Famiglia Valduga, onde permanece até hoje.

Uma pessoa cheia de entusiasmo, Roberta é apaixonada por música e tem como ídolo a cantora e compositora Marisa Monte. Seu hobby é tocar violão. Entre sushi ou assado, ela escolhe os dois. E para finalizar, fala sobre felicidade: é ter tempo para estar ao lado de quem a gente ama.

Foto: Caroline Pandolfo
Cenário: Cobo Wine Bar