Enquanto, de um lado, machistas ficam salivando de ódio por causa do título da Redação do ENEM – Violência contra a Mulher – de outro, pseudointelectuais vociferam insultos ao jornalista David Coimbra, em função da análise que ele fez da questão 14 do exame. É a histórica disputa: ou você é do bem, ou você é do mal; ou você é de direita, ou você é de esquerda…

Até a senhora de Beauvoir, esposa de Sartre, foi chamada para a briga, tanto por aqueles que a crucificam, como por aqueles que a idolatram, cada qual digitando desvairadamente – e anonimamente – seus pontos de vista. O motivo é a frase da escritora que constou na prova: “Ninguém nasce mulher: torna-se mulher.”

É óbvio que a gente sabe que sempre há uma ideologia atrás – ou à frente – de qualquer movimento. O problema é quando a radicalização leva a enfrentamentos que em nada contribuem para uma discussão plural, sadia e emancipatória.
Mas há os bem-humorados, que preferem dar boas risadas com as safiras (tomei emprestado do próprio David) dos vestibulandos. Inicio com a redação de um aluno entusiasmado com o tema. O cara é um perfeito defensor das causas feministas, conhecedor das relações humanas, perito em economia, apresentando argumentos revolucionários de dar inveja à própria Simone de Beauvoir. Prepare-se:

“Que tema maravilhoso a ser dissertado. Imediatamente me veio à cabeça o caso Joelma da Banda Calypso: Joelma enrica Chimbinha e ele o que faz pra agradecer? Cai de tapa nela. O homem que bate em mulher tem mais é que ir preso mesmo. Digamos que ele dá uma voadora na boca dela e quebra o maxilar com os dentes, esse homem está dando um prejuízo imensurável para o Estado, essa mulher vai ter que ser cuidada em uma das UPAs, gastando medicamentos, gazes, metiorlate… Tem aquele tipo de mulher que apanha porque é vagabunda mesmo………….” (trecho censurado).
E vamos para o final apoteótico: “O melhor jeito de acabar com a violência é a roupa estando lavada e dobradinha dentro do armário e a comida pronta na mesa na hora certa”.

Entenderam, mulheres?
Agora, a segunda parte, onde compilei algumas respostas digamos… singulares, de questões das várias disciplinas:
-De Física: “As moléculas de água, quando congelam, viram duréculas e quando vaporizam, viram vaporéculas…”
-De Biologia: “A pérola é a fecundação do esprematozoide de uma concha, com uma pedra… de acordo com o tamanho da pedra fica o tamanho da pérola”. “O célebro é muito espantoso: hoje em dia ele é usado até pelos pobres”.
-De História: “A 2ª guerra mundial foi um período de paz e de prosperidade para a Alemanha”.”Lenini e Stalone eram grandes figuras do comunismo na Rússia”.”Na China, o presidente MaoseTung continua vivo, apesar de morto”. “Na cama dos deputados foram votadas muitas leis.”

-De Ecologia: “Tem que destruir os destruidores por que o destruimento salva a floresta”. “Os dismatamentos é a fonte de inlegalidade e distruição da froresta amazonia.”

E para matar de vez, uma de Geografia: “A região onde se encontra mais Caatinga é embaixo do braço.” Vocês duvidam? Andem num ônibus cheio pra ver!