O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quinta-feira, 11, o nome do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, como novo ministro da Justiça e Segurança Pública. Ele assume a pasta no lugar de Flávio Dino, que passa a integrar o colegiado a partir de fevereiro. Durante entrevista coletiva à imprensa, Lula informou que o ex-ministro do STF toma posse do cargo em 1º de fevereiro.

As negociações com Lewandowski iniciaram há algumas semanas, porém, ainda pairava a possibilidade de outros nomes ganharem a vaga tão disputada. Além de Lewandowski, eram cotados para o Ministério da Justiça nomes como a atual ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), o advogado Marco Aurélio de Carvalho e o secretário-executivo do ministério na gestão de Dino, Ricardo Cappelli. No entanto, em uma reunião, na noite de quarta-feira, 10, entre Lula e o futuro ministro, sacramentou o acordo.

Perfil do novo ministro

Enrique Ricardo Lewandowski é um jurista, advogado e ex-magistrado brasileiro. Foi ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2006 a 2023, tendo presidido a Corte entre 2014 e 2016. Exerceu também a função de presidente do Senado Federal para fins do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Em abril de 2023, um mês antes de completar os 75 anos da idade máxima para um ministro do Supremo, Lewandowski anunciou que anteciparia sua aposentadoria.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil