Pelo menos 32 pontos irregulares de transmissão de energia elétrica foram identificados em Bento Gonçalves no primeiro semestre deste ano. A informação foi confirmada pela empresa Rio Grande Energia (RGE) nesta quarta-feira, 22. As fraudes e furtos de energia foram descobertos na cidade após denúncias encaminhadas à empresa. Em todo o ano de 2020 foram 882 inspeções e 50 pontos irregulares descobertos na Capital do Vinho.

De acordo com a RGE, as irregularidades encontradas nos municípios de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Canela e Vacaria causaram um prejuízo suficiente para abastecer mais de 8,6 mil residências por um ano, levando em consideração um consumo médio de 200 KWh ao mês para cada residência.

Entre os municípios com maior volume de fraudes e furtos identificados na Serra Gaúcha, a cidade de Caxias do Sul a está em primeiro lugar com 515 casos. Bento Gonçalves ocupa a segunda posição com 32 e Canela fica em terceiro com 15 casos.

Conforme a RGE, fFraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal com penas que podem chegar a até quatro anos de prisão. Além disso, a pessoa que for flagrada cometendo a irregularidade terá cobrados os valores retroativos referentes ao período em que deixou de pagar pelo fornecimento.

As irregularidades também podem deixar a conta de luz mais cara para todos os consumidores, já que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reconhece a ação como uma “perda comercial”, e este valor é revertido à empresa. Outra consequência das fraudes e furtos é a piora na qualidade do serviço de distribuição de energia, uma vez que as ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas.