Com o objetivo de apresentar e discutir o Projeto de Seleção Clonal Embrapa x Aprovale, membros da Associação de Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos reuniram-se na primeira quinzena de novembro para obterem mais informações acerca do projeto. A reunião foi conduzida pelo consultor técnico Jaime Milan.

Na oportunidade, os associados puderam saber mais do Projeto de Seleção Clonal, que será desenvolvido pela Embrapa Uva e Vinho, sob a responsabilidade técnica do pesquisador Adeliano Cargnin e que definirá os clones adequados de variedades que originam os vinhos das Indicações Geográficas Brasileiras. Foram indicadas para pesquisa as variedades Chardonnay e Pinot Noir para elaboração de espumantes e Merlot para vinho tinto.

A pesquisa, que englobará também porta-enxerto adequado a cada variedade, objetivará a definição dos clones, das variedades autorizadas, com melhor adaptabilidade à região. Identificará os principais problemas, principalmente na área fitossanitária e buscará aperfeiçoar as qualidades desejadas. Serão necessárias áreas de 0,15 hectares, para uma média de 600 plantas, por variedade, a serem destinadas aos testes. Durante a reunião, algumas ofertas foram feitas pelos associados presentes, que deverão definir nos próximos dias os locais a serem utilizados.