O réu Luciano Castria de Oliveira, foi condenado a 10 anos e 10 meses de detenção pelo homicídio de Luis Carlos Cerri, ocorrido em dezembro de 2007. O julgamento ocorreu no tribunal do júri no Fórum de Bento Gonçalves na tarde de quinta-feira, 5 de abril.

A pena foi definida pela juíza da Vara de Execução Criminal de Bento Gonçalves, Fernanda Ghiringhelli de Azevedo, após a confirmação do tribunal do júri, que decidiu pela condenação. O júri acolheu o pedido de domínio de forte emoção do réu, o que diminuiu a pena.

Inicialmente, a tese sustentada pela defesa pediu pela legítima defesa, já que teria ocorrido perseguição por parte da vítima. Houve ainda o pedido de afastamento das qualificadoras, que falavam em crime por motivo fútil e que impossibilitou a defesa.

Já a promotoria contestou a tese de legítima defesa. Conforme o promotor Eduardo Lumertz, a vítima foi atingida pela faca enquanto estava sentado e dentro do veículo.

*Relembre o caso*

O crime pelo qual Luciano Castria Oliveira, 39 anos, foi condenado ocorreu na noite de 21 de dezembro de 2007. O caso ocorreu por volta das 22h, na rua Silva Paes, bairro Cidade Alta, próximo à Pipa Pórtico.

Conforme a denúncia oferecida pelo Ministério Público, uma discussão e perseguição iniciada no bairro Planalto, ocasionou os fatos.

Após a discussão de trânsito, os veículos seguiram até a pipa pórtico. Neste local, o réu desferiu contra a vítima um golpe com uma faca de serra, na região do pescoço.

A vítima, Luis Carlos Cerri, faleceu dias depois. A causa da morte foi hemorragia externa consequente a ferimento por arma branca em região cervical esquerda, conforme o auto de necropsia.

Ainda conforme a denúncia, o crime foi cometido por motivo fútil, ocasionado por discussão de trânsito. Além disso, o delito foi cometido com recurso que dificultou a defesa da vítima.