Nas últimas colunas já vinha falando sobre dicas de como nos preparamos para 2018, reforço que não sou perita no assunto, apenas falo sobre minhas experiências.
Então, agora, na finaleira, acredito que é importante fazermos uma retrospectiva, avaliar o que passou em 2017 e aproveitarmos para agradecer!

Aqui, nessa coluna rolou muita coisa bacana que podemos repensar e nos inspirar. Falei de filhos e como muitas vezes ficamos perdidos quanto a educação deles. Reavaliando essa leitura, penso que o melhor sempre é seguirmos nosso coração. Outro assunto que abordei foi a solidariedade, ajudar o próximo, fazer algo por alguém, um simples gesto engrandece nosso coração de uma maneira… impressionante! No nosso grupo de mães da escola, fizemos a nossa parte este ano. Foram pequenas ações que integraram as crianças; pensem em uma emoção que não cabe no peito.

Destaquei também as mulheres. Nós, mulheres, conquistamos um espaço importante em vários meios em que não éramos valorizadas, ainda há um caminho grande a percorrer, mas, com certeza, chegaremos lá!
Foram muitos empreendimentos novos na cidade e outros que se reinventaram e, assim a comunidade foi agraciada com tanto lugar maravilhoso! Ganhamos em lazer, em gastronomia, em qualidade, em diferentes experiências cheias de entusiasmo, apresentadas por seus criadores.

Quantos eventos ao ar livre! Chopp, vinho, espumante… Vale dos Vinhedos, Caminhos de Pedra, Vale do Rio das Antas, Eulália, Garibaldi… nossa região é linda, é abundante, é infinita. Quanto podemos explorar por aqui!
E as pessoas que citei. Falei sobre gentileza, delicadeza e educação. Outros assuntos citados foram as perdas ao longo desse ano. Pesar e dor que não se medem, embora faça parte da vida, ainda não lidamos bem com isso. E eu, acho que não quero aprender.

Esse ano, entendi, definitivamente, o quanto a união é importante. Não somos ninguém sozinhos, por isso devemos aliar nossas forças, o trabalho coletivo é capaz de tudo. Toda evolução da nossa cidade e, por que não dizer, de nossa região, veio através da união de forças, de pessoas que colocaram de lado seus interesses pessoais e lutaram juntas por um mesmo propósito.

É isso! Só tenho a agradecer aqueles que me incentivaram, estiveram ao meu lado e confiaram no meu trabalho. Obrigada pelos colegas, amigos e, principalmente, sou grata a minha família, que me aturou nos bons e maus momentos! Pessoal… sem vocês não sou ninguém!