O ano de 2015 chega ao seu final. Para alguns, foi um bom ano… mas creio que para não muitos. A grande maioria quer “deletar” 2015 do HD! Sim, esquecer que 2015 existiu. Empresários, empregados, vendedores. Ô ano difícil este…

Talvez digam que sou pessimista, mas não é pessimismo, é realismo. Acidentes graves, mortes de famosos, manifestações, fiscalização eletrônica no trânsito e aumento dos combustíveis marcaram o ano no Brasil. E o ano termina com um processo de Impeachment contra a presidente Dilma, fazendo com que a credibilidade do Brasil caia por terra e que se tenha que começar tudo de novo, do zero.

Falando em manifestações, dizem – e vê-se – que elas perderam força no decorrer do ano. Não consigo crer que isso seja devido à conformação dos brasileiros, mas sim ao descrédito, porque não adianta se manifestar, sair às ruas, gritar, bater panelas, e nada acontece. Não adianta os caminhoneiros pararem, protestarem, e não verem resultados concretos nas condições das estradas, no preço do frete, no alto custo do combustível, na falta de incentivos.

Não acreditamos mais no governo federal, nem no estadual. E acabam sobrando respingos para o municipal. É uma bola de neve, uma vez que o governo do Estado não paga os empréstimos que tem junto ao Federal, este, por sua vez, não manda verbas para o Estado, que por consequência não envia para o município. O governo local faz milagres, se vira nos 30, e ainda precisa sorrir e conviver com as críticas.

Nós, em Bento Gonçalves, temos mais é que agradecer, porque apesar da crise que assola o país (e a nós também), vemos que melhorias estão sendo efetuadas e que investimentos estão sendo feitos, seja em infraestrutura, em saúde, em educação, em incentivos para novas empresas, em incentivos para quitação de dívidas dos contribuintes. São pequenos passos, mas que certamente, após uma longa caminhada, poderão fazer muita diferença.

Em termos regionais, devido à situação do Estado já mencionada, não tivemos grandes investimentos. Mas um, em especial, merece toda a consideração. Bento Gonçalves passou a sediar um posto da Polícia Rodoviária Federal, na nossa agora BR-470. Embora muitos condutores tenham raiva disso, é claro, porque não podem mais ultrapassar os limites de velocidade ou então precisam arcar com as consequências, o número de acidentes despencou consideravelmente e, melhor ainda foi a diminuição do número de mortes.

Ainda não temos a nova sede do Presídio Estadual de Bento Gonçalves. Novela de muitos capítulos que nem deu sinal de terminar. Ainda temos que conviver com a corrupção na política – e infelizmente muito mais perto do que imaginamos – mas mais corrupto do que o político é o eleitor que se vende por um tanque de gasolina. Ainda precisamos conviver com casos de preconceito envolvendo raça, cor, religião, opção sexual. E pelo que se percebe, isto tudo está muito longe de acabar, principalmente no Oriente Médio, e já atinge países da Europa e do continente asiático.

Pois é… mais um ano chega ao fim. E tudo aquilo que pedimos no começo, parece não ter mudado, ou ainda, parece ter piorado. E de nada adianta pedirmos, se a mudança não partir de dentro de cada um de nós. Então, finalizo esta participação com uma frase que já ouvi, que já vi, que já li, e que acredito caber bem neste momento: “Seja você a mudança para o mundo!”. Afinal, se cada um fizer a sua parte, não precisaremos depender dos outros para viver num mundo melhor, mais ético e mais digno!

Apesar das perspectivas, não posso dizer algo que não seja Feliz 2016!!!