Capítulo 69 – Segunda-feira, 2 de dezembro
Damião diz ao Padre Lupe que Augusto pretendia levar Elisa do povoado para que ela jamais soubesse da verdade, mas quando Carmem o colocou contra a parede, não restou alternativa senão a de contar tudo que sabia. Augusto diz a Ramiro que para ele suas terras não estão à venda. Florência suplica a Almerinda que retire a queixa contra seu pai, pois ele não é nenhum ladrão. Almerinda responde que o fará quando Florência lhe der um neto. Paulo se apaixona por Sabrina. Almerinda diz a Carmem que foi muito inteligente a mentira que ela disse a Damião e a Elisa. Carmen responde que não é mentira. Almerinda responde que ambas sabem que isso é uma grande mentira, pois do contrário Rogério haveria reconhecido Elisa. Florência culpa Elisa de todo mal que tem ocorrido em sua vida e diz que tirará Damião dela, assim como sua mãe tirou Rogério de Almerinda. Elisa a esbofeteia. Florência chora desesperada, já que sabe que nunca poderá ter filhos. O Padre Lupe diz a Carmem que se ela não esclarecer a mentira que disse a Elisa e Damião, gritará a todo mundo que era ela a amante de Rogério. Carmem responde que o revelou seu segredo em confissão, mas o padre garante estar disposto a tudo, pois a última coisa que deseja é seguir sendo seu “cúmplice”. Edmundo diz a Augusto que Carmem tentou suborná-lo para que alterasse o resultado da paternidade de Elisa, mas que ele não o fez. Carmem, astuta, diz a Augusto que talvez ela esteja errada, e Elisa realmente seja sua filha. Augusto questiona o porquê da dúvida, já que tantas vezes repetiu com certeza que Elisa era filha de Rogério Arango. Elisa diz a Augusto que já que ele não é seu pai biológico, ela não quer viver naquela casa.

Capítulo 70 – Terça-feira, 3 de dezembro
Augusto diz a Elisa que ainda que ela não tenha seu sangue, a criou como se tivesse. Elisa responde que a casa deixou de ser dela quando Estefânia morreu. Elisa pede a Lucio se ele pode recebê-la em sua casa, junto a Dolores e Horácio. Betânia recrimina Sabrina por andar pela rua tão tarde e desconfia que ela estava com Paulo. Sabrina responde que sim, e Betânia a recorda que não quer ela andando com esse homem, ainda mais depois do que ele tentou fazer com Elisa. Sabrina responde que Elisa foi quem o provocou. Carmem diz a Augusto que poderiam dizer a Elisa que ela não é irmã de Damião. Augusto confessa não entender a razão do arrependimento de Carmem. Ela responde que só deseja tranquilizá-lo, pois o ama muito. Augusto decide vender suas terras a Ramiro para pagar a dívida que Elisa tem com Almerinda. Damião diz a Almerinda que volta a processadora e a fazenda se ela der a Elisa a parte que lhe cabe por ser filha de Rogério. Almerinda nega e diz que a herança já não existe, pois com Guido a frente dos negócios a processadora já não vale quase nada. Padre Lupe busca aconselhar-se com o bispo, já que não pode mais seguir guardando o terrível segredo de Carmem. O Bispo diz ao Padre que um segredo de confissão não se revela, por mais terrível que seja, e sugere transferi-lo de paróquia. O Padre Lupe suplica para que o Bispo não o mude de paróquia, pois tem assuntos pendentes para resolver no povoado. Edmundo recebe os resultados do exame de Augusto e Elisa. Lucio os abre e grita, satisfeito, que Elisa é filha de Augusto.

Capítulo 71 – Quarta-feira, 4 de dezembro
Edmundo diz a Lucio que ele não deveria ter aberto o exame, pois só dizia respeito a Augusto e Elisa. Lucio responde que são muitos anos carregando essa mentira, e queria de uma vez por todas tirar esse peso de Augusto e Elisa. Paloma fica com ciúme ao ver Gael abraçando Elisa. Guido é levado a penitenciaria. Florência garante que fará o possível para lhe tirar da cadeia. Paulo cínico, diz que está a seu lado. Betânia diz a Carmem que está preocupada porque Sabrina está saindo com Paulo. Sabrina sofre um desmaio e sugerem a ela que faça um exame de gravidez. Paulo diz a Florência que se ela conseguisse reatar com Damião, Almerinda seguramente perdoaria seu pai. Damião diz a Elisa que do jeito que andam as coisas é melhor que ela ainda não trabalhe com ele. Sabrina diz a Paulo que está grávida. Ele diz que não entende como sendo ela filha de um médico, não tenha tomado as devidas precauções. Sabrina suplica que ele não a deixe por isso, que não quer perdê-lo, e eles precisam se casar. Paulo a responde que é um cavalheiro e honrará essa responsabilidade. Paulo tem intenções de ir embora do povoado por causa da gravidez de Sabrina. Florência lhe diz que Almerinda a exigiu um neto, mas ela não pode dar, pois é estéril. O Padre Lupe diz a Carmem que neste mesmo momento Augusto vai saber da verdade. Augusto chega e exige que o Padre diga a verdade a qual se refere. Carmem responde que Elisa é sua filha, e que mentiu por odiar Estefânia. Lucio chega e mostra a Augusto o resultado do exame de paternidade. Muito feliz, ele diz que como sempre soube, Elisa é filha de Augusto.

Capítulo 72 – Quinta-feira, 5 de dezembro
no Povoado, Lucio diz ao Padre Lupe que já está comprovado que Elisa é filha de Augusto. Carmem pensa que seu plano não vingou, pois Augusto descobriu que é o pai biológico de Elisa. Augusto expulsa Carmem de sua casa. Na casa de Lucio, Paloma diz que Damião pode ser seu irmão. Elisa diz que sente medo de que Damião vá buscá-la. Augusto procura Carmem para pedir lhe perdão por tê-la agredido. Almerinda pede a Bráulio que se torne amigo de Damião, o convide para sair, e o distraia. Bráulio convence Damião a sair com ele. Augusto procura Elisa para pedir lhe perdão. Ele diz que Carmem inventou de tudo para separá-los. Ela acredita nisso e diz que voltará a sua casa. Dolores empacota as coisas de Elisa para que ela volte com Augusto. Carmem diz a Ramiro que ele não pode mais viver em sua propriedade, e que se apresse em buscar outro canto. Carmem procura Elisa para pedir lhe perdão. Elisa responde que não pode perdoá-la. Carmem diz que todos merecem uma segunda oportunidade. Na Fazenda Arango, Florência entra no quarto de Damião e ele, bêbado, pede que ela o ajude a esquecer Elisa. Ela se aproveita da situação e o beija. Na igreja, Ramona procura Gael para perguntar lhe sobre Paloma, já que não a encontra e está em desespero. Gael e Ramona veem um corpo flutuando na lagoa. Ramona chora desesperada, pensando que o corpo pode ser de sua neta. Paloma agradece a Lucio por haver permitido que ela ficasse para dormir em sua casa.

Capítulo 73 – Sexta-feira, 6 de dezembro
Na Igreja, Elisa pergunta ao padre Lupe se Damião já sabe que eles não são irmãos. Lupe aconselha Elisa a ir pessoalmente falar com Damião e esclarecer tudo. Carmem reclama com Horácio por ele não ter conseguido roubar as passagens de avião de Ramiro. Henrique encontra Paloma chorando e a leva em sua caminhonete para casa. Elisa procura Damião em sua fazenda e, ao entrar em seu quarto, o vê na cama com Florência. Ela sai zangada e pede a Almerinda que não diga a Damião que esteve a sua procura. Na processadora, Bráulio escuta quando Ramiro diz a Vicente que teve uma relação com sua mãe. Na fazenda Arango, Almerinda pede para Florência rogar a Deus para estar grávida de Damião, pois assim ela poderá tirar Guido da cadeia. Por telefone, Sabrina pede a Paulo que saiam para conversar, mas ele se nega. Betânia escuta e rapidamente diz a filha que está de acordo que ela tenha uma relação com Paulo, e que o convide para jantar em sua casa. Na processadora, Ingrid pede a Ramiro que mate Carmem, já que está certa que foi ela quem matou Kênia. Na fazenda “Arango”, Henrique diz a Florência que fará de tudo para que eles estejam juntos. Florência responde que se casará com Damião, e que entre eles não pode haver nada. Henrique se encontra com Paulo e o ameaça para que ele não volte a se aproximar de Sabrina. Elisa comenta com Augusto que deseja ser a maior exportadora da região. Augusto pergunta se ela já falou com Damião, para que se casem. Elisa responde que logo o fará. Almerinda visita Guido na cadeia e o diz que se ele se arrepender, ela o perdoará. Guido insiste, dizendo que não fez nada. Almerinda vai embora. Na igreja, Carmem pede ao Padre Lupe que fale com Augusto, já que ele pensa em expulsá-la de sua casa. Damião fala com seu tio e pede que ele o case com Florência. Na fazenda “Arango”, Florência pede a Paulo que não se esqueça do trato que fizeram, quanto a gravidez de Sabrina. No consultório, Betânia visita Edmundo, e o flagra com Ingrid. Ela exige que o esposo saia de sua casa, já que não permitirá que ele a engane mais. Augusto e Carmem se encontram e começam a discutir. Carmem saca um revolver e ameaça o marido, dizendo que o matará caso ele realmente a expulse de sua casa.