Capítulo 60 – Segunda-feira, 30 de dezembro
André atira contra Leôncio. André atira contra Leôncio. Chega a Milícia que vai atrás de André. Isaura consegue escapar. Leôncio se desespera com a fuga de Isaura. Tomásia dá abrigo a Miguel e Isaura. Henrique está preso e recebe a visita de Sebastião. Diogo cuida de Miguel. Leôncio grita com Rosa. Malvina se preocupa com Leôncio. Flor-de-Lis é expulsa do bordel. Leôncio vê a imagem de Almeida. Leôncio manda Rosa dormir com ele. André vai visitar João e Joaquina. Leôncio descobre que Isaura está na casa de Tomásia. Álvaro sonha com um grande amor. Helena se nega a ser examinado por Paulo e pede a presença de Diogo. Leôncio presta queixa contra Tomásia para o Sargento de Milícia.

Capítulo 61 – Terça-feira, 31 de dezembro
Gioconda chora sobre o leito de Gabriel que está em coma. Isaura e Miguel comentam sobre deles para Tomásia. Gioconda chora sobre o leito de Gabriel que está em coma. Bernardo acha diamante no riacho. Henrique pede a seu pai que vá até a casa da Condessa avisar Isaura que Leôncio está indo para lá. Sargento e Leôncio chegam na casa da Condessa. Miguel e Isaura se escondem no quarto de Gabriel. Tomásia não deixa que Leôncio entre em sua casa. Bernardo beija Moleca e lhe mostra o diamante. Leôncio vai até o juiz pedir uma carta de autorização para entrar na casa de Condessa. Os escravos de Leôncio ficam dispostos estrategicamente ao redor da casa de Tomásia para Isaura não fugir. O juiz autoriza Leôncio entrar no quarto de Gabriel. André encontra seus amigos escravos nas terras da Condessa e descobre que Leôncio prometeu dar a alforria ao escravo que pegar Isaura. André fica calmo e vai até Isaura, diz a ela que estão cercados por colegas. O cerco de escravos foge para o quilombo. Malvina diz a seu pai que ama Leôncio e quer voltar para ele. Helena arde em febre. Margarida beija o Dr. Paulo na boca. Leôncio não acha Isaura.

Capítulo 62 – Quarta-feira, 1º de janeiro
Raimundo vai até casa de Tomásia pedir para trabalhar com ela. Geraldo conta a Álvaro que Branca vai doar suas jóias para a Sociedade Abolicionista. André ouve os passos da tropa do capitão-do-mato atrás deles. André se faz de isca para o capataz. Raimundo chicoteia o escravo que não fugiu. Violeta conta a Belchior que Flor de Liz foi quem entregou o ataque a fazenda para Leôncio. Tomásia quer colocar um espia na fazenda de Leôncio. Isaura e Miguel saem do esconderijo e fogem na direção oposta a de André. Leôncio vê o fantasma de seu pai e desmaia. André consegue fugir da vista do capitão do mato e vai para onde está Isaura. Branca dá jóias para Álvaro como doação. André conta a Isaura sobre Moleca. Diogo é chamado pelo Cel. Sebastião para consultar Helena que está muito doente. Helena e Diogo trocam olhares e recitam poemas. André apresenta Isaura e Miguel a Moleca que se irrita. Cel. Sebastião negocia com Leôncio a devolução de Rosa e a liberdade de Henrique. Chegam mais escravos com armas no quilombo. Raimundo vai até casa de Tomásia pedir para trabalhar com ela.

Capítulo 63 – Quinta-feira, 2 de janeiro
Moleca diz para Isaura ficar longe de André. Joaquina e João se lamentam por terem de voltar para a casa de Leôncio. A Condessa aceita e o coloca como um espia na fazenda de Leôncio. Rosa fica feliz em saber que seu pai foi negociá-la. Moleca diz para Isaura ficar longe de André. André diz a Moleca que ama Isaura. Tomásia quer um acompanhante para cuidar de seu irmão enquanto ele está em coma. Dr. Paulo fica irritado com a visita que Diogo fez a sua amada. Helena não acha justo entregar Joaquina e João de volta para Leôncio. Cel. Sebastião vai ao encontro de seu filho para lhe contar sobre sua liberdade. Leôncio e Rosa dormem juntos. Isaura quer ir embora do quilombo. Álvaro diz a sua mãe que procura por seu grande amor. João, Joaquina e o Cel. Sebastião vão para a fazenda de Leôncio. Malvina quer entregar um bilhete para Leôncio pedindo que ele não maltrate os pobres escravos. Bernardo mostra um diamante para André. Coronel Sebastião troca papéis com Leôncio. Rosa é chamada de filha pelo coronel. Cel. Sebastião entrega o mandado para o sargento, em frente à cela de Henrique. João e Joaquina são mandados para senzala. Leôncio quer invadir o quilombo. Raimundo avisa a Tomásia sobre o ataque que Leôncio quer fazer no quilombo. A condessa decide então enviar novas armas e um mensageiro para lá.

Capítulo 64 – Sexta-feira, 3 de janeiro
Miguel planeja fugir com Isaura. Miguel planeja fugir com Isaura. Leôncio se sente só. João e Joaquina continuam trancados na cela. Leôncio tem outra visão de Almeida. André e Moleca preparam o quilombo para o ataque da tropa de Leôncio. Rosa dá abrigo a Flor-de-Lis. Perpétua vai a casa de Estela. Álvaro diz que vê Branca como irmã. Henrique enfrenta Sebastião. Dr. Paulo atende Leôncio e diz que ele está demente. Sebastião expulsa Flor-de-Lis do quarto de Rosa. Henrique vai ao quilombo lutar a favor de Isaura. Gioconda sente-se mal e Diogo a socorre. Leôncio percebe que sua tropa está desfalcada. Diogo recebe uma mensagem de Sebastião e vai a sua fazenda. Sebastião se irrita com a desobediência de Henrique. Moleca chama Bernardo para defender o quilombo. Isaura e Miguel fogem do quilombo.