A vacina CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butantan apresentou eficácia contra a variante P1 do novo coronavírus. Encontrada no estado do Amazonas, os resultados preliminares realizados com 67.718 trabalhadores da saúde de Manaus mostraram que imunizante tem eficácia de 50% na prevenção da doença após 14 dias da primeira dose. Outras informações serão apresentadas ainda nesta quarta-feira, 7 de abril.

De acordo com o grupo Vebra Covid-19, responsável pelos estudos, ainda não há informações sobre a efetividade da vacina após 14 dias da segunda dose. Os pesquisadores vão coletar esses dados durante as próximas semanas para fazer a análise final. 

Conforme a pesquisa, a eficácia da vacina sobre a variante de Manaus se refere a casos sintomáticos da doença, ou seja, em pacientes que apresentaram sintomas do novo coronavírus. Os resultados preliminares foram comemorados pelos pesquisadores que agora irão analisar a efetividade do imunizante em idosos de Manaus, Campo Grande e em São Paulo. A vacina de Oxford / AstraZeneca também terá sua efetividade avaliada na variante P1.