“Naturalmente, não é conhecido pelo povo, e especialmente pelos nossos imigrantes, o desenrolar das negociações entre o governo do Brasil e o da Itália, e que foram resolvidos amigavelmente em 1896 pelo general Dionísio Cerqueira, ministro das Relações Exteriores do Brasil.

Estávamos na região da mata, e víamos por toda a parte pequenos arroios, colinas desmatadas e cultivadas, bem como lindas plantações de milho e outros cereais. Longas e espessas fileiras de parreiras, amarradas em forma de pérgola, que tudo indica a presença de agricultores italianos, de seu sistema de cultura e de seu amor pela agricultura, e principalmente pelo amor a esperança de terem em sua mesa o vinho.

As casas, dispersas ao longo dos vales, e raramente reunidas em um lugar plano, são na maior parte construções de pedra, que se encontram de cá e de lá, nas curtas e largas linhas e travessões, traçadas pelas autoridades municipais, isto é ” agrimensores”.

A população costuma dar nomes italianos as estradas, as praças, nomes de cidades e de patriotas italianos. Assim há localidades importantes como Nova Pompéia, (hoje Pinto Bandeira) e outras como Caravaggio, Monte Belo, estradas e ruas com nomes de Cavour, Garibaldi e Mazzini.

Era domingo, e na vila celebrava-se uma festa. Devemos esperar a passagem de uma procissão popular, e depois dirigimo-nos a um albergue, de propriedade de um italiano. Assim soubemos que o governo do Estado procura escolher seus funcionários entre os italianos que possuem um pouco de cultura. Só na Intendência Municipal possue 7 italianos que estão no seu pessoal subalterno, 5 no correio postal e 6 entre os agentes de manutenção das estradas.

Os italianos são proprietários de 11 albergues e restaurantes, 42 bodegas e tavernas, e fazem lá seus pequenos negócios, apesar de pouca circulação de dinheiro.” – Fonte: IMIGRAZIONE E COLONEI – MINISTERO DEGLI AFFARI ESTERI – COMISSARIATO DELL’ EMIGRAZIONE – ROMA – ITÁLIA.

QUEM DIRIA QUE EXTAMENTE CEM ANOS DEPOIS, O MUNICÍPIO FOI O CENTRO DO MUNDO COM 39º CONGRESSO MUNDIAL DA VINHA E DO VINHO. Graças as LIDERANÇAS DO NOSSO MUNICÍPIO, FOMOS PROJETADOS PARA O MUNDO, COM A PRESENÇA DE ALTAS AUTORIDADES, entre elas o MINISTRO DA AGRICULTURA.

“Em sua HISTÓRIA BENTO é berço da vitivinicultura do Brasil, sendo hoje reconhecido como a ” Capital Brasileira da Uva e do Vinho.”