De 1884 a 1890 a ex-colônia Dona Isabel passou a constituir o quarto distrito do município de São João do Monte Negro (hoje Montenegro).
A viação, isto é, as estradas ou caminhos, naquela época deixavam muito a desejar, motivo pelo qual, foram organizadas comissões pró-emancipação, em vista que o comércio era nulo, pois o mercado mais próximo era Porto Alegre e São João do Monte Negro era o porto de embarque sobre o Rio Caí, cerca de cem quilômetros, de modo que muitos produtos, pelo seu preço, não podiam ser transportados, pois não deixavam margem alguma de lucro. A artéria principal (estrada) que servia de escoamento a todos os produtos desta região, era a estrada Buarque de Macedo, inaugurada em 1888, que seguia a trilha feita pelos tropeiros e também percorrida pelos imigrantes para chegarem aos barracões e aguardavam a distribuição dos mesmos para os lotes rurais.
A estrada muito íngreme partindo de São João do Monte Negro, Marata, Garibaldi, Bento Gonçalves, Alfredo Chaves (hoje Veranópolis) Nova Prata, Lagoa Vermelha, Navegantes e Curitibanos, estrada esta que custou ao governo milhares de contos (moeda da época), e que era quase intransitável.
Hoje, esse mesmo traçado da Buarque de Macedo é a BR 470.
Por Acto nº 474 de 11 de Outubro de 1890, assinado pelo General Cândido Costa, as duas Colônias Dona Isabel e Conde D’Eu, foram elevados a município, tomando o nome de Bento Gonçalves, em homenagem ao chefe da Revolução Farroupilha, e Conde D’Eu, com o nome de Garibaldi, como segundo Distrito de Bento Gonçalves.
Em 1900 foi desligado o território, constituindo o novo Município de Garibaldi.
O governo do estado, sob a enérgica administração de um Júlio de Castilhos e de Borges de Medeiros, quis glorificar um dos mais geniais de seus filhos, na gloriosa epopeia de 35, o General Bento Gonçalves da Silva e com a elevação de seu segundo Distrito o herói de dois mundos (Brasil e Itália): Giuseppe Garibaldi.
MANOEL BUARQUE DE MACEDO bacharelou-se pela Escola de Engenharia Nacional do Rio de Janeiro. Foi político e engenheiro de renome nacional.
Faleceu no cargo de Ministro, em 29 de agosto de 1881, em São João Del Rei, Minas Gerais, aos 49 anos de idade.
Em sua homenagem, a primeira estrada de rodagem recebeu o seu nome.
A região foi muito beneficiada com a estrada, que trouxe o progresso e o desenvolvimento em larga escala.